estratégia de conteúdo para o Facebook

Estratégia de conteúdo para o Facebook: o que devo postar?

Compartilhe!

Estratégia de conteúdo para o Facebook: o que devo postar?

Olá tudo bem? Hoje vamos falar sobre Estratégia de conteúdo para o Facebook e mostrar como algumas medidas simples de planejamento e ação podem melhorar o engajamento dos seus seguidores com as suas publicações e até atrair mais seguidores.

Decidir o que postar no Facebook não deve ser algo que você faz de última hora, sem ter planejado. Apesar de algumas postagens não serem mesmo pensadas, como um vídeo  engraçado que você amou, é necessário fazer um calendário editorial para a sua Fanpage e obedecê-lo.

Opte por conteúdos que atraiam seu público

Se você publica algo que não é interessante para o seu público, este  não irá interagir e em último caso deixará de acompanhar a página.

Mas não entre em pânico se uma pessoa ou outras deixar de segui-lo. Acontece de alguém gostar do conteúdo X, mas apenas daquele conteúdo e ver que seu blog aborda outras coisas que não o interessa. Isso acontece muito com homens que curtem um dado post mais técnico e depois se depararam com vídeos curtos de maquiagem.

Automatize  suas postagens, não o seu conteúdo

Se possível, use um sistema de agendamento de posts para o Facebook. Já falei sobre isso aqui no blog e compartilhei alguns dos serviços que já testei para agendar postagens nas redes sociais. Alguns aplicativos como  Crowdfire, selecionam o melhor horário para publicação, garantido mais alcance automaticamente.

Mas não automatize o seu conteúdo. Mas o que isso quer dizer? Não poste a mesma coisa que você posta em outras redes sociais no seu Facebook. O Facebook possui sua própria especificidade, por isso evite compartilhar todas as fotos do seu Instagram na sua Fanpage.

Tenho visto além de blogs, pequenos negócios fazendo isso. Esse tipo de prática faz com que você perca seguidores. Quem vai querer ver a mesma coisa em dois lugares diferentes?

Poste numa linguagem simples

Opte pela simplicidade de linguagem na hora de publicar no Facebook. Ninguém vai querer perder tempo “traduzindo” o que você quis dizer com meia dúzia de palavras difíceis, mas isso não significa que você deva encher o texto de gírias e abreviações.

Ah, mas eu posto conteúdo técnico! Sim, mesmo que seu conteúdo seja direcionado para um público específico, escrever de forma mais simples pode ajudar a alcançar mais pessoas.

Saiba o melhor horário para postar

Faça um teste e poste em vários dias e horários diferentes e depois analise os resultados . Para isso , basta clicar na sua página, na aba informações.

Lá você pode conferir o alcance das publicações, as curtidas e ver quais horários proporcionaram mais engajamento com as suas publicações e quais tipos de postagens foram responsáveis por ele.

Quais conteúdo devem ser postados?

Você deve postar conteúdo que atraia seu público e que seja diversificado. Publicações com foto tem um engajamento  muito maior que textos simples no Facebook, por isso priorize as imagens e estas devem ser de boa qualidade.

Frases

Frases também são outro tipo de publicação que agrada a praticamente todo mundo. Considere fazer uma arte no Canva para uma citação bacana , isso aumentará o alcance dessa publicação. Se optar pela forma de texto, escreva no máximo duas linhas.

O volume diário de informações no Facebook é imenso, por isso em vez de publicar textos nessa rede, coloque apenas uma pequena descrição e um link para quem desejar saber mais sobre o assunto.

Vídeos engraçados e fofos

Outro tipo de publicação que costuma engajar bastante são vídeo com animaizinhos fofos. As pessoas além de curtir, compartilham esse tipo de conteúdo.

Apesar da sua página priorizar conteúdo do seu blog, cogite publicar conteúdo de terceiros vez ou outra. Compartilhe conteúdos de Fanpages maiores que tiveram boa repercussão, curtidas e compartilhamentos e que podem ser interessantes para o seu público.

Crie um calendário de posts

Toda estratégia de conteúdo, seja para postagens no blog ou para as redes sociais, necessita de um planejamento. Por isso, crie um calendário de postagens para o Facebook e use serviços para agendar sua postagens.

Há várias opções pagas com versão gratuita como o Hootsuit. Se o orçamento estiver curto, faça cadastro em várias e se organize para aproveitar tudo de gratuito que elas têm a oferecer.

Não irrite seu seguidor

Uma das maneiras mais fáceis de irritar seus seguidores  nas redes sociais é postar indefinidamente e sem critério.

Vamos tomar o exemplo do look do dia. Nada de postar 10 fotos do seu look do dia sob vários ângulos na sua página do Facebook. Deixe isso para uma postagem no blog, no Facebook opte apenas por uma foto e de preferência alguma que desperte o interesse do seu seguidor em ver mais detalhes na postagem no seu blog.

Quanto postar?

De três a cinco postagens por dia é a frequência considerada boa pelas agências de Marketing Digital para postar no Facebook.

Pronto para traçar a sua estratégia de produção de conteúdo para o Facebook? Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário. Ah e que tal curtir minha página? Grande abraço!

8 Comments

  • Reply isabelborgert Abril 5, 2017 at 9:33 pm

    Olá Dani
    Mais uma vez um post no qual aprendo muito, muitas vezes a gente perde a mão em algumas coisas, mas ainda bem que temos quem entende como você e nos passa super dicas.
    Tenho observado os horários que as pessoas postam mesmo tem uma certa frequência.Eu estou mudando de
    provedor,estou preocupada pois não tenho tido o retorno que esperava , Infelizmente encontramos pessoas pouco confiáveis no meio tecnológico, Parabéns pela ética que tem..
    Bjs querida boa quinta – feira

    • Reply Daniele Leite Abril 7, 2017 at 2:22 am

      Olá Isabel, é difícil sim. Mas o retorno, principalmente quado crescemos sem muito apoio e temos o orçamento reduzido, é um pouco demorado, mas ele virá, com a graça de Deus. desejo muito sucesso a você! Grande abraço!

  • Reply Bianca Santos Abril 12, 2017 at 1:37 pm

    Dani, eu amei o post, pra mim foi super útil e me motivou. Realmente se bem utilizada a fanpage é uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar os seguidores, né? tão prática, simples e não deve ser tratada como qualquer coisa. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    • Reply Daniele Leite Abril 13, 2017 at 1:15 am

      É sim Bia!! É simples de personalizar e não deve jamais ser desprezada, pois cada rede social tem suas peculiaridades e nem todo mundo está em todo lugar, então acabamos alcançando um público maior quando diversificamos nossas redes e as tratamos com responsabilidade.
      Abraço!

  • Reply Gabriele - Uma louca por Jesus Cristo Abril 19, 2017 at 2:06 pm

    Muito interessante e útil, Dani.

    Gostei das dicas, vou aderir! Logo você percebe lá na página, rsrsrs

    Beijo!

    • Reply Daniele Leite Abril 20, 2017 at 8:07 pm

      Obrigada Gabi! Aplica sim que faz muita diferença!Beijo!

  • Reply Ananza outubro 17, 2017 at 5:15 pm

    Nossa, estava precisando disso! Eu já sabia em relação aos horários, mas até agora não descobri qual é o.melhor horário rs. Mas não sabia que dava para agendar no Facebook não, muito bom! Porque as vezes eu acabo esquecendo. Vou baixar esse aplicativo. Muito bom! Amei, obrigada por compartilhar ❤

    • Reply Daniele Leite outubro 19, 2017 at 1:07 pm

      Esses aplicativos facilitam tanto a nossa vida de blogueira né Ananza! Bom ter você por aqui. Obrigada pelo comentário e pela visita!! Bj!

    Deixe seu comentário!