escaneabilidade-

Escaneabilidade: crie textos mais agradáveis de ler

Compartilhe!

Escaneabilidade: crie textos mais agradáveis de ler

Hoje em dia há muita, mais muita informação disponível na internet. São milhares de blogs, inúmeras redes sociais, sites e tudo o mais veiculando informação diariamente, mas as pessoas não dão conta de consumir tanta informação. Publicar um texto visualmente agradável de ler faz toda a diferença. Por isso, nós,  produtores de conteúdo, precisamos atentar para o conceito de escaneabilidade.

Ninguém dá conta de ler tudo

As pessoas passam pelos textos da web como se fossem um escâner e buscam dentro dos canais digitais, com seus inúmeros textos, dos mais variados assuntos; informações relevantes, que possam chamar a sua atenção ou resolver o seu problema. Elas não conta de ler tudo.

Mas o que é escaneabilidade?

Escaneabilidade nada mais é que o ato de escanear algo e quando o assunto é blog esse algo é o texto . O leitor passa a vista nele e dependendo da experiência que ele tem, talvez nem continue a leitura.  Um texto muito grande, sem divisão de parágrafos, sem palavras destacadas, ou seja, um texto cansativo, não prende a atenção do leitor.

Fatores a observar para colocar a escaneabilidade em prática

Para colocar a escaneabilidade em prática no seu blog, enumerei  OITO  fatores que você deve observar. Vamos conferir?

1. Evite textos longos demais

Escreva textos memoráveis para o seu blog, mas evite ultrapassar 3.000 caracteres num blog post. Um texto muito longo corre grande risco de ser rejeitado. Veja algumas medidas de texto já comprovadas na internet para guiar você na escrita das suas postagens:

  • 250 palavras – cerca de 1 minuto de leitura
  • 500 palavras – cerca de 2 minutos de leitura
  • 1000 palavras – cerca de 5 minutos de leitura
  • 1500 palavras – cerca de 8 minutos de leitura
  • 2000 palavras – cerca de 11 minutos de leitura
  • 3000 palavras – cerca de 16 minutos e leitura

Se você tiver um conteúdo extenso demais, cogite publicar um e-book, ou ainda dividir a postagem em séries. Assim, só se aprofundarão no assunto os leitores que tiverem real interesse em fazê-lo.

2. Divida o seu texto em intertítulos

Os intertítulos ou subtítulos são ótimos para deixar o seu conteúdo mais agradável e facilitar a vida do leitor, pois ele conseguirá visualizar no seu texto aquilo que poderá aprender ou conhecer ao longo da leitura.

3. Evite textos corridos

As pessoas não gostam de ler um conteúdo corrido, sem intertítulos, sem parágrafos e por uma simples questão: é cansativo demais! Veja um exemplo de texto terrível que você deve evitar na sua página:

bloco de texto

Melhor seria se o texto acima fosse organizado conforme a figura abaixo:

Texto-escaneabilidade

4. Escreva parágrafos curtos

Evite os grandes blocos de texto, por uma simples razão, a que já vimos nas imagens cima, eles cansam o leitor e tornam o seu texto pouco atrativo e não possibilitam uma leitura dinâmica. Escreva parágrafos curtos, com no mínimo três linhas e no máximo seis.

5. Seja objetivo, nada de ficar enrolando o leitor

Se tem algo para dizer, diga de uma vez, sem muitas delongas, o leitor percebe quando você está sendo prolixo e logo ele cansará do seu texto.

6. Use imagens e outros textos não-verbais

Ted lendo

Insira imagens e outros elementos não-verbais como podcasts, fotos, vídeos, infográficos, tirinhas para dessa forma quebrar a monotonia. Um texto só com palavras possui menor probabilidade de prender o leitor, mas também não exagere nas imagens, use com sabedoria  e contexto e não apenas para encher linguiça.

7. Capriche na formatação

Um blog com um texto bem formatado fica bonito, concordam? Justificar um texto pode até ser bacana para jornais e revistas, pois trata-se de leitura impressa. Mas quando o assunto é leitura em dispositivos digitais, o ato de ler é muito mais complicado.

Nos textos do seu blog, em que a leitura não é feita com o auxílio das mãos, deixe o texto alinhado à esquerda, dessa forma você facilita a vida do leitor, pois o mesmo usa os olhos para se posicionar no texto e não as mãos como num livro impresso.

Ele precisa de uma direção para migrar de um parágrafo para outro de forma agradável, por isso além de eliminar a prática dos grande blocos de texto, deixe-os sempre à esquerda, pois o texto justificado geralmente deformam o texto, deixando lacunas para garantia a uniformidade no final de cada linha, isso torna a leitura cansativa, mas formatar o texto à esquerda a deixará mais rápida

8. Crie listas

 

Os usuários da internet amam listas, e por um simples motivo, elas tornam o conteúdo muito mais objetivo, portanto, sempre que puder crie listas legais para proporcionar uma experiência mais agradável de leitura e não esqueça de colocar a ideia principal em negrito para destacá-la.

 

Vamos recapitular?

Para você fixar bem o que aprendeu no post de hoje, vamos revisar em forma de lista as dicas que enumerei aqui para que os textos do seu blog possuam alta escaneabilidade:

  • Evite textos longos
  • Divida o texto em subtítulos;
  • Evite textos corridos;
  • Escreva parágrafos curtos;
  • Seja objetivo;
  • Use imagens e outros textos não-verbais;
  • Capriche na formatação;
  • Crie listas

Espero que você tenha gostado do post. Compartilhar esse conteúdo se achar que ele vai ser útil para alguém. Grande abraço!

2 Comments

  • Reply Gabriele agosto 18, 2016 at 6:33 pm

    Ótima dica! Eu tento evitar textos corridos, mas não consigo! hahahahaahaha

    Evito escrever posts longos pq sei que quase ninguém lê até o fim. Mais uma coisa para nos preocuparmos enquanto escrevemos … hahahaha

    Excelentes dicas Dani!

    Bjão!

    • Reply Daniele Leite agosto 18, 2016 at 8:10 pm

      Gabi, tente evitar os texto corridos, eles deixam a leitura cansativa. É como eu falei aqui no post sobre os textos que pedi pra o meu marido olhar. Ele falou que o texto da segunda imagem dava dor de cabeça, porque fica realmente difícil para acompanhar. Eu já escrevi muitos posts em blocos e sei que tenho que rever alguns posts antigos que não foram formatados, mas aos poucos estou consertando tudinho. Faz um esforço viu, pra evitar os textos corridos, vale a pena!!
      Bjo!!

    Deixe seu comentário!