encontre-um-trabalho-que-você-ama

Encontre e [mantenha] um trabalho que você ama

Compartilhe!

Encontre e [mantenha] um trabalho que você ama

Todos nós precisamos trabalhar, é fato. Mas o trabalho para alguns, é uma verdadeira tortura e isso não deveria ser assim. Por que tais coisas acontecem? Bom, primeiro porque não planejamos bem o que vamos fazer e quando estamos vendo já estamos fazendo e o dinheiro vai entrando e começamos a criar despesas novas além das que já tínhamos e então fica difícil sair porque precisamos trabalhar. Parece um círculo vicioso e é quase isso.

Por que escolher um trabalho que você gosta?

encontre-um -trabalho-que-você-ama

Você passará tantas horas trabalhando ao longo da sua vida que deve  pensar seriamente  sobre o tipo de trabalhar que deseja ter.Muitas pessoas apenas flutuam em seus  empregos, e se você lhes pergunta por que estão ali, elas respondem, porque preciso pagar as contas. Porém, isso de certa forma não lhes afeta, no máximo as deixam meio que anestesiadas no trabalho.

Elas batem o ponto, realizam o que tem que ser feito mas sem nenhum contentamento, mas também sem tristeza, principalmente quando os vencimentos caem na conta no final do mês. Compensam a falta de empolgação no trabalho com viagens e outras coisas.

Outras pessoas não suportam o que fazem e vão à força. Comemoram cada feriado como se tivessem acabado de ganhar na loteria, mas se submetem a tal situação porque precisam sobreviver.

Há ainda o grupo dos que amam o que fazem, mas de alguma forma a carga horária excessiva de trabalho, cobranças absurdas ou ainda falta de estrutura fazem tais profissionais adoecerem. Mas eles estão lá por um misto de paixão e necessidade. Porém , se pudessem fazer a mesma coisa que fazem ali de um modo um pouco mais humano e diferente seriam mais felizes.

Todos esses grupos de pessoas que citei acima buscam uma mudança. Uns por questão de sobrevivência, (um trabalho ruim, mesmo fazendo-se o que se ama fazer, não pode ser algo bom) outros por estarem de saco cheio.

A boa notícia é que, com planejamento e foco dá para mudar sim, porém exige esforço.

É  possível encontrar um trabalho que verdadeiramente reflita você, sua criatividade e o que interessa a você na vida.

empreendedorismo criativo

Bom, eu não sou Coach de carreira e não sou Coach de coisa nenhuma, quero deixar bem claro. Então,  as informações que estou compartilhando aqui são apenas de cunho inspirador e motivacional, a fim de que você possa assumir uma atitude proativa em relação ao seu futuro profissional. Eu acredito que é possível encontrar um trabalho que nos deixe felizes e que vá além de pagar as contas e é sobre isso que quero papear com você hoje.

O que você quer ser quando crescer?

Acho que todos aqui já responderam a essa pergunta quando crianças. Eu, por exemplo, queria ser médica, depois decidir que seria escritora, artista, bailarina e depois eu não sabia mais rsrs. É fofinho quando se é criança, não é mesmo? Mas quando viramos adultos, não saber o que queremos vida, além de ser frustante, nos dá agonia! Porque o tempo passa.

Não saber o seu chamado, a sua vocação é estressante, mas você não está sozinho. Muitas pessoas estão no mesmo barco.

Um pouco sobre mim

Quanto a mim, sempre tive um chamado forte para a escrita e para arte.  Eu comecei a desenhar nas  paredes com lápis de cor quando era bem pequena, com uns dois aninhos e sempre fui muito exibida. Mas desenhar e escrever não davam muito dinheiro (segundo os adultos), então , à medida que fui crescendo fui deixando de lado essa habilidade, embora o desejo de desenhar e criar nunca tenha me deixado.

Hoje eu curso uma nova faculdade (Sistemas e Mídias Digitais) que permite que eu possa aprimorar todas essas habilidades e interesses. Aqui no blog posso dizer que exercito grande parte deles, pois faço tudinho, desde a criação de conteúdo, design, e-books e pequenas partes de programação. Eu amo fazer isso! Sou muito grata a Deus por estar conseguido conciliar meus interesses e compartilhar um pouco deles aqui no Blog.

Descubra seus talentos escondidos ou arquivados

encontre-um-trabalho-que-você-ama

Há muita honra em trabalhar duro e dar o melhor de si no seu trabalho.  Mas você deve a si mesma a oportunidade de descobrir seus talentos escondidos ou uma paixão que pode ser transformada em uma profissão. Quanto antes você fizer isso, mais cedo estará não apenas trabalhando, mas fazendo o que ama.

Eu , por exemplo, amo o que faço aqui no Emprelas e no meu tempo bem corrido entre casa, trabalho e faculdade e algumas outras atribuições que tenho como ser humano, sempre reservo um tempinho especial para ler, estudar e compartilhar o que aprendo, tanto através das minhas próprias experiências, quanto pela observação da jornada de outras pessoas.

Então, no que você é bom?  Vou logo adiantando que “Nada” não é uma opção de resposta. Todos nós somos bons sem algumas coisa, mas nem sempre percebemos isso. Ainda tem aqueles que , como eu, possui uma gama de interesses e isso dificulta na escolha do que seguir. Bom, você só precisa encontrar essa coisa. Pergunte aos seus amigos mais chegados, pergunte à família, aos seus professores, seus colegas de trabalhos (só os que são do bem). Os que estão de fora enxergam, muitas vezes, muito melhor que nós mesmos.

Meu desejo sincero

Meu desejo sincero para você é que você encontre sua paixão, um trabalho que você ame e que o mantenha, pois precisamos pagar as contas também, mas que bom se pudermos fazer isso com um brilho no olhar, não é mesmo?

 

Um ótimo dia!!

 

 

 

2 Comments

  • Reply isabel Borgert novembro 8, 2017 at 9:16 pm

    Olá Dani
    Que linda sua história e a maneira delicada que você fala sobre si mesma, acho uma das tarefas mais dificeis falar sobre si .
    Quanto ao ter um trabalho que goste , eu acho que deve ser difícil demais, por isso sempre deixei mesus filhos a vontade para trabalhar no que estavam mais afinados.
    Gostei muito do seu post, como sempre umas informações valiosas e peculiares de quem ama o que faz ..
    Bjs e boa quinta – feira!!

    • Reply Daniele Leite novembro 10, 2017 at 2:37 pm

      Obrigada Isa. Você fez bem deixando seus filhos livres para escolherem. É muito bom trabalhar com o que se ama fazer, mesmo no cansaço ainda há alegria. Bju!

    Deixe seu comentário!