Empreendedores: vejam oportunidades no meio digital e cases de sucesso

Empreendedores: vejam oportunidades no meio digital e cases de sucesso

Antes da Web, fazer a propaganda de um produto ou serviço custava muito caro e as oportunidades de se fazer visível para um número grande de pessoas significava ter um bom dinheiro para investir em propagandas na TV ou comprar espaços publicitários caríssimos em revistas, jornais e afins. Os pequenos empreendedores não tinham muita oportunidade no mundo do velho marketing.

Hoje o Marketing mudou. Os clientes querem mais do que simplesmente comprar, eles  querem produtos que reflitam o seus estilo de vida, os seus princípios. Nessa nova forma de consumir vários pequenos empreendedores estão tendo a oportunidade de mostrar os seus talentos, aquilo que fazem de melhor, usando as redes sociais, plataformas de vídeo e blogs  como propulsores para os seus negócios.

Os nichos

A web abriu oportunidades para alcançar nichos de compradores de forma direta. Uma página do Facebook , por exemplo pode segmentar potenciais clientes que se interessam por um produto X sem gastar rios de dinheiro com publicidade. É possível usar o Facebook para impulsionar o seu pequeno negócio de graça (mais demorado) ou investir uns poucos reais para alcançar quem realmente interessa.

Como empreender nesse universo?

As oportunidades são muitas e variadas. Você pode transformar o seu talento natural para culinária em um negócio, criando uma página no Facebook e uma conta no Instagram para divulgar os seus trabalhos. Pode ainda vender pelo whatsapp.

Se você tem um excelente conhecimento sobre um determinado assunto, pode criar um blog compartilhando seus conteúdos e por fim oferecer cursos para quem desejar se aprofundar.

Outra forma explorar esse universo on-line é promover a sua empresa física no mundo on-line, criando uma versão de e-commerce de sua loja por exemplo.

Exemplos de pequenos negócios que funcionam muito bem vendendo on-line

1 – Minha Pequena Padaria Caseira

Eu tive a oportunidade de conhecer a história dessa empreendedora no evento Facebook para Negócios, do qual participei há uma ano e meio aqui na minha cidade. A pequena padaria deu tão certo que a empreendedora Kerla teve que largar o emprego para dar conta. O hobby virou negócio e vai indo muito bem:

2 – Ateliê Zeuda Rebouças

negócios virtuais

Outra história de sucesso que começou no Facebook foi a do Ateliê Zeuda Rebouças, especialista em artigos infantis para meninas. São vestidos e acessórios feitos de forma artesanal . Um trabalho que beira à perfeição e que hoje conta com mais de 260.000 pessoas acompanhando.

Eu assisti ao depoimento da filha da dona Zeuda Rebouças no dia do evento Facebook para Negócios no qual ela compartilhava a felicidade de fazer tanto sucesso com os produtos que a mãe confeccionava.

A empresa que começou numa rede social hoje conta com uma loja on-line e vende até para fora do Brasil. Confira a loja: Loja Virtual do Ateliê Zeuda Rebouças

3 – La Make Fortaleza

la make Fortaleza

Eu acompanhava essa página quando ela poucos seguidores, mas através do trabalho bem feito de divulgação e bom atendimento ela saltou para 71.000 no Instagram e vende maquiagem para todo o Brasil.

Esses foram alguns exemplos de pessoas que usaram as redes sociais para divulgar os seus trabalhos ou para vender os seus produtos. Inspire-se no exemplo desses empreendedores e comece hoje mesmo a traçar uma estratégia para fazer o seu projeto acontecer.

“O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para procurar por ele” – Henry David Thoreau, filósofo

 

No Comments

Deixe seu comentário!