design ou conteúdo

DESIGN OU CONTEÚDO: QUAL O MAIS IMPORTANTE NUM BLOG?

Compartilhe!

DESIGN OU CONTEÚDO: QUAL O MAIS IMPORTANTE NUM BLOG?

A comunicação visual é como um mercado, com comerciantes nas barracas tentando chamar a atenção dos transeuntes, mostrar seus produtos e convencer as pessoas de que elas os necessitam. Os comerciantes reforçam os ataques com uma linguagem corporal apelativa e sedutora. Bo Bergstöm

Há quem diga que o design não conta muito, pois o mais importante é o conteúdo, mas não é bem assim. O design é um elemento importante para um produto, marca, serviço ou um blog, por exemplo. Quem nunca comprou algo porque era bonito e agradável? Eu já.

Fazemos isso com alimentos, com coisas e alguns até com pessoas, julgamos pela aparência. Mas isso  é natural do ser humano, ele vê primeiro e pensa depois, portanto não se sinta um monstro se você já agiu assim rsrs.

Qual a função do design?

O design não tem o intuito de apenas deixar as coisas mais bonitinhas, o bom design vai muito além disso, ele facilita a vida do usuário de um produto e no caso dos blogs ele proporciona uma experiência agradável de leitura, coloca as informações mais importantes à vista, é de fácil navegabilidade e se adapta em todos os dispositivos, o que chamamos de design responsivo.

Mas o design pode ir mais além e ser intuitivo, que é quando você navega num blog ou mexe nas funções de um determinado produto mesmo sem estar familiarizado com ele, você vai aprendendo naturalmente como se aquele dispositivo se integrasse a você. Com isso, concluímos que o design além de algo bonito, agradável, adaptável, deve ser funcional, deve ser intuitivo, ou seja, você não precisa de um curso para aprender como como funciona.

Steve Jobs disse: Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona – Steve Jobs

O design de sucesso

O design deve trazer soluções e não complicações. O design de sucesso está intimamente ligado à forma como os elementos visuais são colocados juntos. O que isso quer dizer?

Quer dizer que um bom design é aquele que é  bem organizado, que facilita a leitura dos textos, que possui imagens nítidas e nos passa uma sensação de seriedade, relevância, de coisa bem feita. Lembra daquele ditado popular ‘ A primeira impressão é que fica?’

Como diz Bo Bergstöm : “Segue-se que uma série impressionante de coisas precisa dar certo para que alguns tomates passem de mão em mão.” No caso do seu blog, o design ajuda, depois o que você entrega através dele o seu melhor conteúdo, isso  define quem volta e quem vai embora.

Design bom , conteúdo ruim: isso dá certo?

Bom gente, vimos a importância do design, mas ele não é tudo. Não adianta pagar caríssimo no melhor tema para WordPress e ter um conteúdo pobre, um texto com menos de 500 palavras por exemplo e recheado de erros de português. A combinação de textos e imagens não salva nem esconde um conteúdo pobre, pode até dar certo uma vez, mas depois a casa cai. Se você quer um público de boa qualidade, entregue o seu melhor conteúdo vestido num bom design.

Como escolher o Design do meu blog?

Defina um nicho

Para escolher o melhor design para o seu blog é necessário definir o seu nicho, se é um blog de receitas, um blog de filmes, de feminices, de notícias… Cada motivo pede um formato, então sabendo do que quer falar é hora do passo 2.

Planeje

Veja o que você sabe fazer, no meu caso eu mesma alterei o layout do meu blog e tive que fazer isso de madrugada para não prejudicar a experiência do usuário, mesmo que fosse uma pessoa só acessando eu não queria que ela visse uma bagunça em forma de blog.

As variáveis a serem consideradas aqui para quem está querendo alterar o layout são:

Conhecimento: eu possuo o conhecimento necessário para fazer o que quero?

Tempo: eu disponho de tempo suficiente para, de posse desse conhecimento, fazer as alterações?

Orçamento: Não possuo conhecimento , nem tempo, mas posso pagar alguém para aplicar as minhas ideias, preciso fazer um orçamento de quando posso investir em design.

Ajuda disponível: conheço algum amigo, parente, pessoa legal que possa me ajudar?

Depois de respondidas essas perguntas é hora de agir.  No meu caso eu não tinha ninguém para me ajudar, então caí nos livros e tutoriais da internet e orei a Deus com afinco pedindo sabedoria, inteligência, paciência, criatividade e insigths para fazer o que eu precisava fazer e descobri uma paixão: eu amo criar, mexer no design e quero fazer, se Deus quiser, meu próprio tema.

E afinal, design ou conteúdo?

Fique com os dois. Procure um design limpo.O meu já quero trocar porque suporta alguns pluggins que preciso utilizar, mas como não estou podendo investir num bom design estou indo com calma para trocar esse aqui, até porque ele está aceitável.

Invista num conteúdo de qualidade, estude, pesquise, atualize-se. Não se preocupe em postar todo dia, preocupe-se em postar coisas legais, bem escritas e que possa ajudar as pessoas . Nunca esqueça: um bom design jamais salvará um conteúdo ruim, mas um bom conteúdo, mesmo com um design não muito atrativo faz a gente voltar a ler uma página. Mas  unir o útil ao indispensável é sempre agradável.

Dica amiga

No WordPress não há, naturalmente, a opção para justificar o texto. Um texto justificado deixa o layout do blog muito mais organizado e interessante. Para dar essa forcinha vou deixar aqui o nome  e o link de um plugin que vai fazer isso pra você, e não apena isso, vai permitir que você altere o tamanho das letras e possa usar as famosas Heading tags, que otimizam seu conteúdo para os mecanismo de busca: PLUGGIN  TINYMCE ADVANCED

Esperam que tenham gostado da dica. Tenham um dia super abençoado e cheio da graça de Deus.

 

 

 

6 Comments

  • Reply Isabel Borgert Maio 13, 2016 at 7:45 pm

    Dani
    Creio que um blog para ter certo sucesso, ou que se sustente implicam muitos detalhes, design. conteúdo e esbarro em um dos meus pesadelos:o tempo, ah outra coisa: uma pessoa que te de um help de vez em sempre pois um web design custa muiiiiiito caro.
    Além do que as pessoas que não são blogueiras não cultivam o habito de ler blogs , acompanhar, curtir . favoritar.
    É bem difícil e desanima as vezes..
    Enfim mesmo não tendo tempo e tendo que aprender e melhorar muiiiiito eu gosto demais.
    Tenho aprendido muito com você.
    Obrigada por compartilhar tanta dica boa.
    Bjão bom fim de semana.
    Isabel

    • Reply Daniele Leite Maio 13, 2016 at 11:38 pm

      É Isabel, o tempo é um fator muito limitante. A sexta-feira pra mim é um dos dias mais corridos, tenho aula à tarde. Para não deixar de divulgar a postagem de sexta eu copio o texto e link de divulgação e vou compartilhando no caminho, pelo celular e escondido na hora da aula rsrs, é um malabarismo só. Quanto à falta de pessoas para ajudar senti isso na pele. Um webmaster é realmente muito caro, mas graças a Deus eu fui aprendendo muita coisa e só eu, Deus e os livros. Se tiver alguma dúvida e eu puder te auxiliar deixa um recadinho lá no Facebook, que se estiver ao meu alcance eu te ajudo viu?
      Um excelente fim de semana
      Bjos!!

  • Reply Princesas Do Rei Maio 15, 2016 at 7:20 pm

    Amamos as Dicas!!! De inicio estamos com um layout gratuito e que é bem provavél que outros blogs possuam o mesmo, estamos em busca de algo único e com “a nossa cara”. E como você mencionou, é preciso ter os dois: conteúdo e design! Beijos.

    • Reply Daniele Leite Maio 15, 2016 at 7:57 pm

      Meninas, também possuo um layout gratuito. A maioria dos blogueiros ou usa o gratuito ou aprende a fazer um, porque é muito caro comprar um layout ou ainda mandar fazer para ficar do jeito que sonhamos. Eu comecei a mexer no meu por conta própria e um dia acabei tirando o blog do ar sem querer porque fiz besteira rsrs. Mas depois disso o aprendizado foi enorme e aos poucos estou conseguindo deixá-lo com a carinha que sempre sonhei!! Bjos!!

  • Reply Gabriele Maio 17, 2016 at 12:10 pm

    Amei o post, e sou muita levada apela aparência, o layout por exemplo, sempre me atrai e me prende ao blog! ahahahah Temos sempre de unir o útil ao agradável! Que bom que vc se vira com essas coisas, pq eu.. só pagando mesmo! hhahaaha, beijos linda!! <3

    • Reply Daniele Leite Maio 18, 2016 at 12:44 pm

      É Gabi tô me virando do jeito que posso, mas eu amo essa parte de mexer na fonte, chega a ser um vício rsrs. Mas cada um com seus gostos doidos né?
      Bjos!!

    Deixe seu comentário!