lista de emails

Lista de e-mails: por que ter uma?

Lista de e-mails: por que ter uma?

Durante muito tempo eu resisti à criação de uma lista de e-mails pois quando criamos uma temos uma espécie de contrato. Quem assina uma lista está interessado no seu conteúdo e espera que você produza conteúdo.

Como eu ainda estava definindo o rumo do blog e até da minha vida acadêmica, passei alguns anos, no antigo blog, sem esse recurso.

A grande sacada da lista de e-mails é que ela é uma ferramenta de marketing para o seu blog. Através da lista você pode compartilhar o seu conteúdo e de forma direcionada, uma vez que é possível criar listas personalizadas para os assuntos principais que você aborda em seu blog.

Você sabia?

Cerca de 90% das pessoas no mundo possuem pelo menos uma conta de e-mail. Talvez você tenha mais de uma como eu. Outro dado importante é que aproximadamente 70% dessas pessoas que possuem um e-mail, checam a sua caixa de entrada umas seis vezes ao dia.

São mais de três bilhões de contas criadas ao redor do mundo, ou seja, é um ativo crescente e que deve ser explorado.

Funções do E-mail Marketing

Se você ainda não construiu a sua estratégia de e-mail marketing vou te dizer que está perdendo tempo e até dinheiro. Vou te dar algumas razões para você começar agora mesmo a criar a sua primeira lista. Crie a sua lista para:

  • Promover o conteúdo do seu blog
  • Sabe aquele visitante que não retornou  mas que se cadastrou na sua lista? Ele pode voltar ao receber um bom conteúdo por e-mail.
  •  Interagir com os seus leitores
  • A lista é uma ótima forma de manter contato, de contar um pouco da sua história e interagir com as pessoas que acompanham o seu trabalho.
  • Obter mais vendas
  • Se você tem objetivo futuros com o seu blog, se produz um conteúdo bacana ou parceria com marcas que anunciam no seu blog, possuir uma lista é forma eficiente de oferecer o seu produto ou compartilhar produtos de terceiros que interessam ao seu nicho e foram testados e aprovados por você.

Como e onde fazer a minha lista?

O primeiro passo para construir uma lista se cadastrar numa plataforma que ofereça o serviço. O segundo  é criar um formulário de captura. É nele que as pessoas vão deixar nome e e-mail.

O campeão nas indicações para quem está começando é o Mailchimp. Ele oferece um serviço gratuito para até 2.000 e-mails cadastrados.

O que não gosto do Mailchimp são os formulários. São literalmente sem graça e ou você investe um bom tempo customizando ou vai ficar com um formulário grosseiro de captura no seu blog.

Uma alternativa para os formulários

Uma dica que dou é se cadastrar no Mailmunch, que possui integração com o Maiilchimp . Os formulário são personalizáveis e as opções gratuitas são bem bonitas.

Qual serviço você usa no Emprelas

No momento uso Mailchimp e o MailerLite. O Mailer Lite possui uma interface mais amigável, porém só é gratuito até 1.000 inscritos. Já testei também o Sendiblue, um serviço um pouco diferente dos outros dois que mencionei.

Um conselho que dou é : crie sua lista de e-mails, invista em conteúdo para o seu nicho e não se importe se a lista é pequena. Seja fiel ao seu público e entregue sempre o melhor conteúdo.

Ah… eu ficaria  muito feliz se você deixasse o seu comentário aqui embaixo. Abraço!

2 Comments

  • Reply Gabriele julho 26, 2016 at 7:18 pm

    Suas dicas me ajudam muito!

    Beijão! ♥

  • Deixe seu comentário!