criatividade

Uma conversa sobre criatividade: você é criativo?

Uma conversa sobre criatividade: você é criativo?

Você é criativo? Um pouquinho, não muito ou será que está no time pessoas que acredita que a criatividade ficou lá na infância?

Bom, se você pensa assim, com a maioria, eu tenho uma boa notícia. Você é criativo sim, na verdade todos nós somos, mas infelizmente temos deixado de estimular essa criatividade. Ora por conta do sufocamento gerado pelas inúmeras atividades que temos que fazer, ora pelo fato de termos deixado de acreditar que podemos ter ideias novas, que podemos ser criativos.

A criatividade é somente para os iluminados?

criatividade não é bagunça

Há pessoas que acreditam que somente seres escolhidos, iluminados e especiais é que são criativos. Para firmarem sua crença , baseiam-se em alguns famosos criativos como Einstein, Picasso, Thomas Edison e outros  que se destacaram por suas brilhantes ideias e feitos.

Outros ainda julgam quem é ou não criativo pela maneira como se vestem. Os criativos são sempre os mais despojados, de cabelos bagunçados e roupas rasgadas e os não-criativos vestem terno e gravata ou um roupinha mais comportadinha.

Nada disso serve para categorizar com exatidão que é ou não criativo. Eu acredito que todos temos esse potencial, mas que no decorrer da vida o sufocamos por conta do nosso tipo de trabalho, por medo de errar ao ter uma ideia nova e esta não ser aceita no grupo de trabalho ou simplesmente porque não buscamos ser criativos.

A criatividade pode ser acordada

Partindo do pressuposto que há um poder criativo dentro de você o que precisa ser feito é libertá-lo. Para isso há muitos mecanismos que ao longo das postagens sobre criatividade pretendo compartilhar aqui com você.

A criatividade não é bagunça

Ser criativo é brincar com ideias e isso de forma livre e imaginativa, mas não significa fazer isso sem objetivo.

Ser criativo envolve trabalho duro , tanto na gestação de ideias, quanto na sua implementação. Não basta apenas soltar a imaginação sem propósito, pois ideias sem execução nunca passarão de mera ilusão. É preciso validar, por em prática. Para isso é necessário lançar for ao medo de errar.

Leia também: Como manter o foco durante o processo criativo

Você está preparado para errar?

” De fato não fracassei ao tentar, cerca de 10.000 vezes, desenvolver um acumulador. Simplesmente encontrei 10.000 maneiras que não funcionam.” Thomas Edison

A criatividade é o processo de gerar ideias originais e providas de valor, mas para isso é necessário estar disposto a errar. Quem não está preparado para errar dificilmente criará algo original. Criatividade também tem a ver com resolução de problemas, encontrando para tal uma solução inovadora.

Faça como Thomas Edison e veja as tentativas que não deram certo não como um fracasso , mas como uma maneira que não funciona. Dessa forma você pode tentar outras e outras até conseguir o seu objetivo. Mas se tiver medo, com certeza não terá estímulo suficiente para seguir em frente.

Tenha um ambiente propício para criar

canetas coloridas

 

Eu gosto de sempre organizar minha mesa de trabalho antes de começar a buscar novas ideias. Mas veja bem , organizar não significa necessariamente tudo em seu lugar.

Minha mesa de trabalho não é nem uma perfeição, mas preciso que alguns elementos estejam ali na hora em que vou escrever uma postagem ou simplesmente rabiscar ideias para um novo conteúdo.

Gosto de manter todas as minhas canetas coloridas pertinho de mim e folhas em branco. Deixo também alguns livros, meu Kindle e uns quadros coloridos que pintei em aquarela.

A grande sacada do seu ambiente de trabalho é manter ali o que deixa você respirar e o que faz você sentir paz. Se algo incomoda, vai atrapalhar a gestação de ideias, por isso é bom arrumar.

Que tal um exercício de criatividade?

explosão de ideias

Vamos agora fazer um exercício para captar ideias. Você vai precisar de uma folha em branco e uma caneta ou se preferir um quadro branco e pincel.

Passo 01: Escolha um problema no qual quer trabalhar

Passo 02: Escreva esse problema na folha em branco

Passo 03: Imagine soluções para esse problema e escreva rápido sem pensar nem racionalizar.  Não recuse nenhuma ideia por mais absurda que ela seja. Registre todas

Importante: A expressão das ideias e seu registro devem ser realizados rapidamente. Evite pensar e racionalizar a respeito delas.

É todo um processo que passa pela criatividade. Nesse exercício de explosão de ideias você consegue buscar soluções criativas porque se desapega do que é certo e errado, apenas joga no papel o que pode ser uma solução, sem preconceitos. Por isso é tão importante não racionalizar as ideias que chegam à sua mente. 

Hora de racionalizar

Agora que você tem várias soluções  para o problema inicial está na hora de avaliar cada registro de solução e selecionar os mais atendem às suas necessidades .

Essa parte já o que chamamos de plano de ação , que é quando você vê com quem pode contar, quanto de recurso financeiro existe disponível para tocar a ideia para frente, os objetivos e metas e o resultado esperado.

Espero que esse post tenha contribuído para desmitificar aquela velha ideia de apenas uma pequena parcela da humanidade é criativa. Todos nós temos um gênio criativo adormecido dentro de nós, só precisamos das ferramentas certas para acordá-lo.

Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração. Thomas Edison

 

 

No Comments

Deixe seu comentário!