7 passos para crescer no Instagram

7 passos para crescer no Instagram: Essenciais para o seu blog!

Compartilhe!

7 passos para crescer no Instagram: Essenciais para o seu blog!

1 – Crie uma identidade

O Instagram é visual e você pode até caprichar no texto ou na legenda na hora de publicar nessa rede, mas o peso final será a foto ou o vídeo que você postou. Por isso é importante trabalhar o conceito de Branding, ou seja, a identidade visual do seu blog.

Como fazer isso?

– Capriche nas cores e mantenha um padrão em tudo o que fizer. Numa sequência de 9 postagens procure manter o mesmo filtro, isso gera uniformidade e deixa o seu perfil muito mais agradável;

– Tenha um logo que identifique seu blog e esteja presente de forma discreta nas suas fotos, vídeos do Youtube ou  materiais produzidos por você;

– Use uma hashtag própria para identificar o seu blog;

2 – Priorize a qualidade em vez da quantidade

Não faça uma montanha de postagens num só dia. O ideal é que você poste no máximo três vezes, em horário estratégicos para que sua conta possa ter mais engajamento e consequentemente crescimento.

Não irrite seus seguidores sendo o chato do Instagram e postando um monte de fotos e vídeos de quase de uma vez. Controle a ansiedade.

Use imagens adequadas ao Instagram. O tamanho ideal é de 800X800 pixel, uma imagem quadrada. Eu edito praticamente todas as minhas imagens no Canva, dessa forma garanto que o formato será perfeito para o Instagram. (Conheça o Canva)

 

3 – Interaja

A interação nunca foi tão importante no Instagram quanto agora. Antes ainda era possível alcançar muitas pessoas de forma orgânica. Mas o algoritmo do Instagram mudou e com isso as postagens que eram mostradas em ordem cronológica aos seus seguidores, vão aparecer de acordo com o interesse dos usuários.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que se o seguidor X não tiver um bom engajamento com o seu perfil ou com as hashtags que você usa, o seu alcance orgânico vai cair consideravelmente.

Por que o Instagram fez isso?

Para que você pague para impulsionar as suas publicações, assim como é feito no Facebook.

O que fazer então?

Interaja. Comente nas postagens de outros usuários, curta postagens. Siga pessoas. Seja ativo ao máximo e claro, não esqueça de publicar, contudo de forma moderada e com planejamento.

4 – Organize o seu Feed e planeje o que vai ser publicado

Organize o seu feed do Instagram para deixar o seu perfil elegante e limpo. Trabalhe com temas e alterne entre eles. Procure manter os mesmos filtros numa sequência e nove postagens, pois o resultado ficará bonito tanto no seu Instagram quanto nos widgets que você tiver no seu blog.

Use o VSCO (aplicativo) para editar suas fotos. Ele possui filtros incríveis e um leque maior de opções de edição para deixar a sua foto praticamente perfeita.

Um exemplo de temas a serem trabalhados e a ordem em que devem ser publicados é o seguinte:

feed organizado

5 – Coloque o Instagram no seu blog

Você pode compartilhar o seu feed na barra lateral do seu blog, no rodapé ou ainda outra opção que acho muito bacana : o Embed Code. “Embedando” suas fotos  do Insta é possível colar o código numa postagem específica, como as de looks por exemplo.  Sugestão:

Postagem: Os looks mais amados do mês.

Como fazer: Copie o código de cada foto e clique na opção “texto” dentro do editor do seu blog se você usa WordPress ou na opção “html” se você usa o Blogger.

6 – Compartilhe o seu perfil do Instagram em suas outras redes sociais

Não indico que você compartilhe tudo o que posta no Instagram no seu Facebook , pois isso faria com que seu Facebook se tornasse um  Facegram rsrs.

Mas considere compartilhar algumas fotos do seu Insta no Facebook e coloque o link do seu perfil logo abaixo da foto, convidando quem acompanha a sua página a conhecer o seu perfil. Exponha o seu Instagram em suas outras redes. Mostre que vale a pena segui-lo. Use as melhores fotos.

Não esqueça de sempre deixar na descrição dos seus vídeos no Youtube os links das suas redes sociais e claro entre esses links o do Instagram. Publique do Instagram para o Twitter, mas claro obedecendo o mesmo bom senso eu falei em relação ao Facebook.

7 – Faça sorteios

Veja pelo o que os seus seguidores mais se interessam e promova um sorteio no seu Instagram. Deixe as regras bem claras como Seguir o seu perfil e curtir a postagem oficial do sorteio.

Mas vou logo adiantando que boa parte desses seguidores vai embora depois do sorteio, mas muitos permanecem engajados.

É como uma pesca, nem sempre quem chega é o seguidor ideal, mas entre aqueles que participam do sorteio podem estar usuários que realmente passem a se interessar pelo seu conteúdo.

Dica: Sei que é muito chato quando alguém vem nos seguir só para seguirmos de volta, então assim que retribuímos a gentileza, tal pessoa deixa de nos seguir. Para conferir que deixou de acompanhar o seu perfil no Instagram, mesmo não sendo nem seguido por você, instale o aplicativo Unfollowers for Instagram. (Android e IOS).Ele é gratuito.

Hora de começar

Gostou das dicas para fazer o seu Instagram crescer? Que tal começar a praticar esses passos e depois me contar os resultados aqui nos comentários?  Aproveito para convidá-lo a conhecer perfil do meu Blog no Instagram e quem sabe me seguir por lá.  Grande abraço!

Palavra do dia: O pão nosso de cada dia nos dá hoje; Mateus 6:11

4 Comments

  • Reply ALÁINA VANZELLA Abril 3, 2017 at 12:18 am

    Adorei as dicas! Concordo em prezar pela qualidade e não quantidade e em todo o resto!
    Ótimo post

    • Reply Daniele Leite Abril 3, 2017 at 3:52 pm

      Que bom que gostou Aláina! Qualidade sempre não é mesmo! Bj!

  • Reply Simone Benvindo Abril 3, 2017 at 2:23 pm

    Oi, seu blog é lindo. Amei as dicas, vou aplicar. Beijos

    • Reply Daniele Leite Abril 3, 2017 at 3:53 pm

      Obrigada Simone!! Sucesso com o seu blog!! Bj!

    Deixe seu comentário!