7 passos para construir uma estratégia de conteúdo para o youtube

7 passos para construir uma estratégia de conteúdo para o Youtube

7 passos para construir uma estratégia de conteúdo para o Youtube

Traçar uma estratégia de conteúdo não é algo que fazemos só para blogpost mas para qualquer publicação que façamos em rede. As postagens para o Facebook, Twitter e demais redes sociais precisam de planejamento quando o assunto é o seu blog. Com o Youtube não poderia ser diferente.

Essa plataforma tem crescido consideravelmente e publicar de qualquer forma não é uma opção se você pretende criar autoridade, engajar usuários e fazer o seu blog crescer.

Separei aqui algumas estratégias que tenho aplicado ao meu canal, que passou por uma total reformulação e em breve estará , com a graça de Deus, com conteúdo novo e planejadinho. Tive que investir tempo na criação de pautas para novos conteúdos. Tive também que começar a trabalhar com roteiros e abrir mão do improviso e muitas outras coisas que vou compartilhar aqui nessa postagem. Vamos conferir?

1 – Defina o conteúdo do seu vídeo

câmera de vídeo - Youtube

Parece óbvio , mas muita gente simplesmente pega um tema assim do nada e decide: ” – Vou gravar sobre esse assunto”. E isso sem qualquer preparação, sem estruturar o que vai ser dito, sem planejar o conteúdo para um público X.

Uma coisa que ajuda muito na hora de definir o conteúdo do seu vídeo é criar um roteiro. Já ensinei como fazer isso aqui no blog e inclusive deixei para download uma ficha de roteiro. Confira a postagem aqui. 

Outra coisa importante para definir o conteúdo do seus vídeos é conhecer o seu público. Se você sente dificuldade para traçar o seu público- alvo, essa postagem pode ajudá-lo: Como definir o seu público-alvo

2 – Veja quem são os seus concorrentes

corrida de rua

Na Blogosfera todos temos concorrentes, inclusive o meu concorrente pode estar lendo essa postagem agora. Isso é válido. O que não é válido e inclusive ilegal, é copiar o conteúdo.

Analise o que seus concorrentes estão produzindo e faça melhor. Preencha as lacunas que os seus concorrentes deixaram. Leia os comentários nos vídeos dos concorrentes, eles norteiam bastante sobre que tipo de conteúdo as pessoas que se interessam pelos assuntos que você escreve sentem falta.

Dessa forma você poderá produzir conteúdo de valor, que resolva as dúvidas dos seus usuários. Uma resenha por exemplo pode ser bem completa se fornecer o máximo de dados sobre o produto e seu funcionamento. Ponha-se no lugar do usuário e faça a si mesmo essa pergunta: – O que eu gostaria de saber sobre esse assunto?

3 – Inspire o seu público

ideia, lâmpada e papel

Pessoas amam histórias, mas histórias de verdade, consistentes e que os ajudem a refletir sobre a vida, a tomar decisões, a mudar.

Revire o baú de sua memória e considere compartilhar histórias interessantes, vivências que ajudaram você em algum momento e que podem auxiliar pessoas que passam pelos mesmos dilemas que você já passou e venceu.

Esse tipo de conteúdo, um pouco mais pessoal, costuma engajar bastante e a criar um relacionamento mais forte com o seu público.

Só não esqueça de ser verdadeiro. Já vi cada vídeo em que o rosto do youtuber dizia uma coisa e  a fala outra. Isso não me passou segurança, passou-me desconfiança. Seja simples, seja você de verdade.

4 – Eduque o seu público

pessoas num auditório

Ofereça informações úteis que podem ajudar o seu público em alguma tarefa . Por exemplo, compartilhe dicas de organização que ajudaram você a melhorar sua produtividade.

Aprofunde assuntos técnicos que já possuem uma boa margem de leitores e dê-lhes mais conhecimento sobre essas temáticas gravando pequenas séries de vídeos sobre o assunto.

5 – Foque nos interesses do seu público

mulher lendo

Quais são as paixões principais dos seus leitores? Para conseguir essas respostas considere fazer um breve questionário no Google Formulários e deixar disponível na sidebar do seu blog. Envie questionários para os seus leads e faça uma pesquisa de público.

Por fim, fique atento a pequenas deixas nos comentários das postagens, no tipo de postagem mais curtida e compartilhada nas redes sociais do seu blog.

De posse desses dados foque em construir conteúdo que seja compatível com os desejos e necessidades do seu leitor, sem contudo, claro, abrir mãos dos seus princípios e valores daquilo que você gosta de escrever.

6 – Crie o hábito de postar vídeos com frequência

moça fotografando

Estabelecer para si mesmo uma meta de publicação ajuda muito a ficar focado na produção de conteúdo. Ter um calendário editorial faz muita diferença (baixe um gratuitamente aqui) pois você pode traçar as suas metas nesse material e deixar tudo organizadinho.

Claro que não há calendário editorial que salve a falta de organização e o empenho. Você deve gostar muito do que faz e deve sacrificar algum tempo para que o planejado se torne realidade.

7 – Promova o seu conteúdo

redes sociais

Promover o seu conteúdo nas diferentes redes sociais é uma estratégia básica, que pode parecer manjada, mas que funciona de verdade.

O Google Plus é a rede  social através da qual recebo a maioria das visitas do meu Blog. Para promover meu conteúdo sempre uso as Comunidades e Coleções. Como O Youtube já é integrado com essa rede fica muito mais fácil divulgar por ela.

O Facebook também é uma ótima forma de promover um vídeo novo. Você pode gravar uma chamada de ação em vídeo para o Facebook e deixar o link para o vídeo na integra no Youtube. Funciona bastante.

Não esqueça também de usar outras redes sociais como Instagram, o Twitter, o Tumblr e utilizar também o e-mail marketing para entregar conteúdo novo.

Bom, essas foram minhas sete dicas para que você possa construir uma estratégia de conteúdo para o Youtube. O que compartilhei nesse post também serve para que você aplique à produção de conteúdo para  seu blog.

Ainda há um universo de informação e outras estratégias que não caberiam numa única postagem, por isso convido você a seguir o blog nas principais redes sociais e ficar por dentro dos novos conteúdos.

FacebookGoogle PlusTwitter – Instagram

Siga também minha Coleção Dica para Blogs no Google Plus . Grande abraço!

 

5 Comments

  • Reply isabelborgert março 22, 2017 at 6:30 pm

    Boa Tarde,
    Mesmo eu não tendo experiência no youtube percebo a importância de tudo que você muito bem detalha neste post:: O foco, a clientela, os concorrentes, as divulgações, as metas..
    Hoje de manhã estive visitando alguns canais ( estou com tempo enquanto aguardo a migração e reorganização da minha pagina )e vi alguns com conteúdos grotescos e com muita visualização, francamente tem coisas que não dá pra entender pois outros com um conceito impecável e com pouquíssima visualização.
    Post impecável , com informações muito relevantes.Parabéns por compartilhar informações tão necessárias e inspiradoras até pra nós que não temos canais.
    Bjão excelente semana.
    Isabel Borgert

    • Reply Daniele Leite março 23, 2017 at 4:48 pm

      Boa tarde Isabel, realmente conteúdos mais no ramo do entretenimento tendem a se tornar virais e arrebatar muitos seguidores. É um público e a necessidade desse público e ver esse tipo de coisas.
      Os conteúdos impecáveis , que muitas vezes tem pouca audiência são destinados a um público mais seletivo, com necessidades mais específicas e dependendo do tipo de produto ou serviço que o autor deles oferecer pode ser muito melhor ter uma audiência pequena , mas fiel do que uma grande audiência que não gere resultados. Mas tudo depende do seu objetivo.
      Se por exemplo o blogueiro X trabalha com cursos on-line e afiliados, ter uma base pequena de seguidores pode fazer com que ele atinja seus objetivos. Ele não precisa de milhões, mas precisa de seguidores qualificados, que realmente precisem daquele conteúdo que ele está oferecendo e estejam dispostos a investir em mais conhecimento.
      Agradeço demais o feedback e fico feliz que tenha gostado da postagem.
      Abraço!!

  • Reply Ananza Figueiredo março 24, 2017 at 4:55 am

    Nossa Daniele, que amor! Eu sempre gosto de dicas para blog mas confesso que quando se trata de Youtube eu passo direto, não porque eu não goste, ou não preciso (pelo contrário!!!), mas é que eu sempre acho que tudo é muito difícil sabe… Ficar na frente de uma câmera não é fácil, eu já tentei várias vezes e sempre tenho certeza que ficou um lixo. É frustrante.
    Você é tão caprichosa nos seus textos, e nesse em especial parece que foi um incentivo pra mim, parece que estava conversando pessoalmente com você pelo tanto de carinho que injetou no texto.
    Gratidão pelo seu trabalho! E vou copiar suas dicas, não como conteúdo! Mas vou guardar pra quando eu tiver na frente da câmera eu ler ❤

    • Reply Daniele Leite março 24, 2017 at 11:53 am

      Fiquei tão e feliz e grata a Deus pelo seu comentário! Também já me senti assim nos primeiros vídeos. Via defeito em tudo e sei que sempre vou achar algo porque sou crítica demais em relação a tudo que faço.
      Mas decidi m livrar um pouco do perfeccionismo porque gravar era uma coisa que sempre quis muito fazer. Fui com medo e tudo e comecei.
      Eu que agradeço Ananza!!! Sucesso com o seu canal! eu sei que você tem muito coisa boa para compartilhar com a gente através de vídeos, assim como você já faz no blog com os seus textos. Deus a abençoe!!!

  • Reply Paulo Alves março 28, 2017 at 11:10 am

    Olá Dani como vai?
    O assunto de hoje é top e interessantíssimo.
    Amei as dicas, me ajudou muito.

    Sempre estou por aqui lendo suas postagens. Quando puder visite minha página também.
    abraço

  • Deixe seu comentário!