COMO-USAR-O-INSTAGRAM-O GUIA -C

Como usar o Instagram para o seu Blog: um guia completo

Compartilhe!

Como usar o Instagram para o seu Blog: um guia completo

O Instagram tem mais de 300 milhões de usuários ativos , portanto é uma ferramenta poderosa para divulgar o seu trabalho e ganhar mais visibilidade.

Mas não isso não é algo que se faz de qualquer jeito e pode demorar até que você tenha um número expressivo de seguidores, mas o importante é que as pessoas que realmente se identificam com o que você faz  estejam te acompanhando e para conseguir isso você precisa conhecer como o Instagram funciona.  Vamos ver tudo aqui bem mastigadinho.

Vamos ver os seguintes tópicos:

  • Como criar o seu perfil
  • O tamanho ideal das fotos do feed
  • Como usar hashtags
  • Como atrair mais seguidores
  •  Os principais filtros
  • Os melhores horários para postar

Criando o seu perfil

O primeiro passo para aproveitar o Instagram é claro, é criar uma conta. Portanto se você ainda não em uma, baixe o app para o seu smartphone , faça o seu cadastro e comece a explorar o aplicativo.

Não misture perfil pessoal com profissional

Separe o seu perfil pessoal do profissional. Durante muito tempo utilizei o meu perfil pessoal do instagram para blog, mas chegou uma hora que ficou complicado postar coisas do blog, como a última postagem, num lugar que está cheio de familiares e que , às vezes, acham que blogar é perda de tempo ou não possuem interesse no seu conteúdo.

Outro fator negativo é a perda de foco. O perfil profissional foca nos assuntos do seu blog. Claro que nada impede de você postar uma foto pessoal de vez em quando, principalmente se for um blog de cunho pessoal, mas é bom que essa postagem seja mais pensada e mais trabalhada do que aquela que seria colocada num perfil pessoal.

Também não vamos ser tão severos assim e achar que não dá pra publicar uma coisinha ou outra que faça referência ao blog no seu perfil pessoal.

Eu faço assim agora: no meu IG pessoal publico minhas fotos pessoais e às vezes alguma coisinha do blog, mas no perfil do Blog mesmo compartilho os últimos posts, coloco fotos pessoais porque o meu blog é um blog pessoal, mas fico mais à vontade para divulgar o que faço no meu blog.

 

A foto de perfil

Escolha uma foto de perfil que identifique a sua marca, no caso aqui , o seu blog. O tamanho ideal em pixels para upload de foto de perfil é de 180 X 180 px.

O tamanho ideal das fotos do feed

As fotos do feed do Instagram obedecem o seguinte tamanho: 600 X 600 px, mas o IG também permite que você suba fotos em formato retrato ou paisagem. Eu gosto muito de editar as minhas fotos num aplicativo para Web chamado Canva. Lá é possível deixar a foto do tamanho certinho para ser publicada no Instagram.

Outro aplicativo bacana para editar o tamanho da foto e ainda aplicar aquela correção básica para espinhas,no caso de uma selfie, é o Befunky. Só recomendo não exagerar nos retoques para a foto não ficar artificial. A moderação é o segredo.

Tenha um feed organizado

É imprescindível  organizar o seu feed, ou seja, as suas publicações no Instagram. Para isso estabeleça uma frequência definida de postagens agrupando-as por semana e por temas. Dessa forma você não fica sem publicar.

Outra coisa que pode ser feita, a fim de quem não hajam imagens de temas repetidos, é alternar a postagem entre temáticas. Um exemplo:

DecorVersículo BíblicoComida
LookPaisagemDecor

Publicando assim dificilmente o feed vai ficar desorganizado. Às vezes pode acontecer, na correria , de aparecer uma imagem de mesmo tema sobre a outra, mas também não é para ficar paranoico.

O mais importante é manter a frequência e também saber o que o seu público mais gosta.  Analise as postagens mais curtidas e invista em fotos que estejam dentro dessa mesma temática.

Use hashtags

Hashtags são  palavras-chave antecedidas pelo símbolo # e que têm o poder de serem indexadas pelos mecanismos de busca. Isso significa que ao pesquisar sobre uma dada palavra  no Instagram, exemplo #moda, todas as fotos públicas marcadas com essa hashtag ficam visíveis para o usuário.

Use hashtags com moderação

O Instagram permite até 30 hashtags por postagem, mas nada de sair exagerando e achando que quanto mais hashtags colocar melhor.

O importante é que você contextualize sua foto com as marcações corretas, que realmente tenham a ver com ela. sabe aquele velha história de que escrever demais pode fazer você fugir do tema?

Isso vale para o Instagram também quando o assunto é hashtag. Colocar muitas pode significar escrever palavras-chave que não tenham muito a ver com a imagem em si e acabar colocando você no time dos spammers, além e deixar a sua postagem visualmente terrível.

Compartilhe vídeos

O Instagram permite que você compartilhe vídeos curtinhos de no máximo 15s e com a possibilidade de aplicar vários filtros interessantes.

Utilize o Boomerang, um aplicativo do Instagram para vídeo ainda mais curtos, que lembram gifs. Confira os links para baixar de acordo com o seu dispositivo:

Para Android

Para IOS

Atraindo mais seguidores

Vincule sua conta com outras redes

Um dos primeiros passos para atrair mais seguidores para o seu perfil no Instagram é vincular a sua conta com outras redes sociais. O Instagram permite que você faça isso com o Twitter, o Facebook, O tumblr e o Flickr, por exemplo.

Ao vincular essas redes, cada vez que você postar no Instagram, a sua foto será visualizada nessas outras redes sociais, aumentando a possibilidade de conseguir mais seguidores para os eu perfil.

Recompense seus seguidores

Que tal promover um concurso no Instagram? Os concurso podem gerar bastante engajamento com a marca ou o blog.  Os concurso geralmente contêm regras do tipo: marque três amigos e siga o nosso perfil e esses três amigos marcados, ao participarem do concurso vão gerar mais seguidores para a seu blog.

Um exemplo bacana de concurso é escolher um tema e pedir aos seus seguidores que publiquem fotos relacionadas a ele com a hashtag do seu blog. Para participar é necessário seguir o seu blog e marcar três amigos na foto oficial do concurso no seu Instagram. Escolha bem o prêmio e defina as regras para participação e como será escolhido o vencedor.

Tente a regra 5/3/1 para conseguir mais seguidores:

  1. 1. Procure um usuário em seu nicho
  2. 2. Curta 5 fotos
  3. 3. Comente 3 fotos
  4. 4. Ganhe um novo seguidor
  5. Não custa muito tentar, não é mesmo.

Capriche nas imagens

Fotos com boa qualidade geram muito mais engajamento no Instagram, por isso, evite publicar fotos de baixa resolução ou desfocadas demais.  Use ferramentas como  Layout (app do Instagram para Android e IOS) para criar colagens das suas fotos .

Os filtros

A ausência de filtros predomina no Instagram, isso porque uma boa foto realmente não precisa  de filtro e também porque com tantas opções fica difícil escolher qual filtro aplicar nas fotos .  Depois do No filter, os filtros mais utilizados no Instagram são:

  1. 1. Valencia
  2. 2. X-Pro II
  3. 3. Earlybird
  4. 4. Amaro
  5. 5. Rise
  6. 6. Hubson

Seja interativo

O Instagram é uma rede social, portanto se você quer interação com as suas postagens é necessário que você também interaja com os seus seguidores. Curta, comente, faça repost, mas sempre com propósito e quando repostar alguma imagem não esqueça de colocar os devidos créditos. Também nada de comentar só por comentar. faça comentários contextualizados.

Siga uma rotina de postagens

Não adianta apenas ser social no Instagram dos outros é necessário postar, usar a rede e publicar com frequência. Os picos de visualização no Instagram acontecem sábado e domingo entre 13h e 18h.

Durante a semana prefira os horários entre 17h e 18h. Poste no máximo três vezes ao dia e procure seguir uma ordem, uma temática.

Bom, agora você já tem um bom material para guiá-lo na construção da identidade do seu blog no Instagram. Agora é mãos à obra!! Sucesso!

2 Comments

  • Reply Gabriele julho 21, 2016 at 1:41 pm

    Excelente post Dani! De uns tempos pra cá passei a organizar mais meu feed, e tem dado super certo! :)

    Bjo!!!

    http://www.umaloucaporjesuscristo.com

    • Reply Daniele Leite julho 21, 2016 at 7:27 pm

      Percebi a necessidade não somente de organizar o Feed, mas de criar uma conta específica para o Blog no Instagram. Fica mais fácil de gerenciar!Bjos!

    Deixe seu comentário!