multitarefa

Como superar o excesso de trabalho? Veja cinco dicas

Como superar o excesso de trabalho: Veja cinco dicas

Começar a semana exausta não é nada bom , concordam? E se você já está exausta na segunda-feira pode ter certeza que a semana será dura, pois o trabalho não vai render. Dependendo do seu tipo de trabalho começar a semana cansada pode ser uma realidade comum, mas que pode ser amenizada se você tomar algumas medidas simples.

 

1- Experimente fazer uma pausa

pausa para o café

Quando eu  estou muito atarefada tenho vontade de quebrar pratos. Mesmo com todo planejamento nem sempre é possível controlar a demanda de trabalho (principalmente quando seu chefe que para ontem o trabalho feito).

Bom eu nunca quebrei pratos, até porque eles são caros demais para desperdiçar assim e a sujeira me daria ainda mais estresse. Em vez de quebrar isso ou aquilo, eu simplesmente faço uma pausa. Mas não é uma simples pausa, mas um break reflexivo para tirar as emoções do controle e colocar a razão. Faço a mim mesma as seguintes perguntas:

  • Eu preciso realmente ficar assim?
  • Eu posso tomar outra atitude?

Na mesma hora me vem à mente aquela pensamento matador de nervosismo. Pare! O seu estresse só piorar tudo e você não vai conseguir fazer nada se continuar pensando nas inúmeras coisas que surgiram para você fazer.

Depois disso eu me sento no sofá, respiro calmamente, oro, medito e depois fico pronta para colocar os pingos nos “is” e definir o que é prioridade e que posso fazer em outro momento. Se eu estiver no trabalho formal eu fujo para o banheiro, porque acredite, uma escola é um lugar onde o banheiro é um dos poucos locais nos quais você encontra paz para pensar.

2 -Tire da cabeça o que lhe perturba

anote no papel

Crie o hábito de tirar da mente preocupações com trabalhos que já estão em andamento.  Se elas já estão encaminhadas é perda de tempo ficar focando nos detalhes referentes a elas. Em vez de pensar sobre o que já está encaminhado, anote num papel ou use um aplicativo como o Google Keep ou o  Todoist  para organizar as ideias novas sobre algo que está em processo.

Feito isso vai sobrar tempo suficiente para se concentrar no que realmente importa: o que deve ser feito agora!

3 -Defina prioridades

prioridades

No meu e no seu trabalho existem coisas que são mais urgente e outras que podem ser realizadas em outro momento do dia ou da semana. A pergunta que você deve fazer todas as manhãs aos chegar no seu local de trabalho é: Qual é a tarefa prioritária? Se você tivesse que fazer apenas uma coisa no seu dia de trabalho que coisa seria essa?

A resposta é a sua prioridade, o que deve ser feito logo e não importa se é chato ou cansativo, pois a sensação boa depois que você tiver terminado será de êxtase e alívio. Muitas endorfinas serão liberadas depois desse processo.

Eu me sinto assim depois de me livrar das provas de redação dos alunos, pois é a parte que não me emociona muito no meu trabalho. Não é que eu não goste de corrigir redações, mas não gosto de corrigir tantas ou ainda tentar adivinhar o que alguns alunos escreveram com suas letras criptografadas.

4 – Aprenda a dizer não

dizer não

Muita gente começa a semana atolado de tarefas porque se comprometeu com atividades que outros poderiam fazer , mas ficou com receio de dizer não porque se tratava do amigo querido, do irmão ou de outra pessoa querida que não queria desapontar.

Se tais pessoas estão em pleno gozo de suas faculdade físicas e mentais e podem realizar suas atividade não faz muito sentido você fazer.

Certa vez me vi nessa situação. Não queria despontar uma amiga e acabei pegando um artigo inteiro para revisar. Eu nem me lembrei que tinha muito trabalho a fazer, aceitei sem pensar porque era minha amiga.

Bom, o meu esforço para ajudá-la me custou muito. Acabei deixando coisas muito importantes que eu tinha que fazer no meu trabalho e na faculdade porque não consegui dizer não. Depois fiquei decabelada me virando nos trinta para terminar minhas tarefas.

Quando nós tomamos para si tarefas que outras pessoas podem realizar, sem meditar sobre a decisão, podemos tornar o nosso dia uma verdadeira bomba relógio. Pense bem antes de se comprometer.

Recapitulando:

Para ajudar a superar o excesso de trabalho você deve:

1 – Fazer uma pausa;

2 – Tirar da cabeça o que lhe perturba;

3 – Definir prioridades;

4 – Aprender a dizer não

Comece hoje mesmo a implementar essa dicas e veja as mudanças na sua rotina. Uma coisa que foi libertadora para mim foi aprender a dizer não. Fazer uma pausa me fez aprender a desacelerar , tirar da cabeça o que me perturba, anotando num papel para depois definir prioridades me ajudou a realizar o que preciso de forma mais rápida .

Veja também:  Como a monotarefa pode aumentar a sua produtividade

 

3 Comments

  • Reply Lary Zorzenone agosto 6, 2017 at 10:32 pm

    Eu aprendi a tirar um tempo pra respirar de vez em quando. A maternidade estava me deixando mais estressada que feliz e isso não era algo que eu queria pra mim. Ai aprendi que eu também preciso de um tempo pra ser uma pessoa, somente eu. Realmente ajuda muito. E eu sempre defino minhas prioridades.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite agosto 7, 2017 at 10:07 pm

      Todas nós precisamos de um tempo só nosso, é nesse tempo que alinhamos prioridades, vemos que precisamos melhorar em algo, preciamos de um roupa nova rsrs, de mais cuidados com o corpo e a mente, mais cuidados com alma. Passar em tempo na própria companhia pode se revelador e revigorante! Bjs!

    • Reply Daniele Leite agosto 7, 2017 at 10:07 pm

      Todas nós precisamos de um tempo só nosso, é nesse tempo que alinhamos prioridades, vemos que precisamos melhorar em algo, precisamos de um roupa nova rsrs, de mais cuidados com o corpo e a mente, mais cuidados com alma. Passar em tempo na própria companhia pode se revelador e revigorante! Bjs!

    Deixe seu comentário!