Como ser mais produtiva em 5 passos

Compartilhe!

Com ser mais produtiva em 5 passos

Um dos grandes desafios do mundo moderno, com as inúmeras distrações que nos oferece, é conseguir ser uma pessoa produtiva.  A produtividade tem se tornado quase uma obsessão mundial nos dias de hoje.

Autores como David Alllen, especialista em produtividade e Timothy Ferriss, que também aborda a temática em seus livros, vendem milhões de exemplares. Os autores nos apresentam técnicas de produtividade e um modo mais efetivo e prático de utilizar algumas ferramentas de organização disponíveis.

Qual o segredo da produtividade?

O mundo deseja ser mais produtivo. Mas qual o segredo da produtividade? Será que todas essas técnicas podem realmente nos tornar pessoas mais eficientes ?

A boa notícia é que sim. Os livros sobre produtividade nos ensinam muita coisa, mas a má notícia é que simplesmente lê-los não fará de nós seres humanos mais produtivos. É preciso prática, muita prática e também é preciso se conhecer, a fim de descobrir qual técnica funciona melhor para você. Vamos ver algumas dicas rápidas:

1 – Tome nota do seu tempo

tome-nota-do-seu-tempo

 

Uma coisa que ajuda bastante me ajuda bastante a  ser mais produtiva é tomar nota do tempo gasto com determinadas atividades. Ao tomar nota,  você consegue planejar melhor as tarefas futuras.

Manter um pequeno registro de atividades ajuda a saber para aonde está indo o seu tempo. Não é necessário um software sofisticado ou um aplicativo Premium, basta uma planilha no Excel ou uma simples tabela no Word, ou ainda um caderninho.

2 – Seja honesta consigo mesma

mulher ao telefone

Ser honesta consigo mesma é outro fator que influencia a sua produtividade. Mas como assim ser honesta? Por exemplo: admitir que você gasta muito tempo vendo fotos de peixes na internet e acaba esquecendo de priorizar tarefas mais urgentes, pode ser um passo para disponibilizar menos tempo para essa atividade e fazer o que deve ser feito primeiro.

O que sobrar, será a reserva estratégica de tempo, conceito de Michael S. Dobson, e essa reserva você usa para gastar com outras coisas. Pode ser , por exemplo, ver as fotos de peixes na internet por 15 minutos. Não esqueça de cronometrar o tempo ok?

3- Tenha disciplina

como ser mais produtiva em 5 passos

A disciplina é outro ponto determinante. Imagina que você acabou de ler esse texto e decidiu se tornar mais produtiva, mas isso só aconteceu por um dia, pois rapidamente você já se dispersou com outras atividades.

Para isso não acontecer, meu conselho é: planeje. Crie seu primeiro plano de 5 dias, colocando as tarefas mais urgentes a serem completadas e atribua pequenas recompensas ao terminá-las. Isso vai ajudar você a criar um hábito. Descubra o que te motiva e comece.

4- Tenha uma motivação

motivação

Ter uma motivação é algo importante para alavancar a sua produtividade. Nós trabalhamos muito melhor quando algo nos move positivamente.

Por exemplo, antes de ter o hábito de acordar cedo eu era uma uma daquelas pessoas que me considerava noturna, mas isso estava me deixando acabada durante o dia.

Fui pesquisar na internet alguma coisa que fundamentasse o meu péssimo hábito de dormir às duas da manhã, porque na verdade eu não queria acordar cedo. Para minha surpresa eu encontrei que dormir muito tarde pode, além de afetar a sua produtividade, pode afetar a sua saúde como um todo.

Nas minhas pesquisas encontrei que mesmo que sua produtividade seja boa na madrugada, isso pode afetar a sua saúde no longo prazo. Vi consequências como o aumento da ansiedade, depressão e diabetes. Passei a desejar acordar cedo e ser ainda mais produtiva.

Encontrei minha motivação. Não queria ficar estressada e mal humorada, tampouco doente. Por mais que eu não admitisse, dormir tão tarde, apesar de permitir me fazer muita coisa, estava me deixando irritada durante o dia.

Encontrada a minha motivação, ter saúde e bem-estar, passei a por em prática o meu objetivo. No primeiro dia acordei às 07:00, antes eu acordava quase às 10:00. No segundo dia, a proeza foi louca. Consegui dormir cedo e acordei às 04:00. Mas acordar às cinco ou às seis da manhã já tá perfeito. Agradeci a Deus porque depois dessa mudança de hábitos consegui ter  um dos dias mais produtivos do ano e o melhor, sem mau humor.

5 – Faça listas

faça listas

Uma ótima maneira de cumprir as tarefas do dia é criar listas de acordo com as categorias  das tarefas.

Por exemplo, se eu preciso escrever as postagens da semana para publicar nos meus blogs costumo listar tudo que é referente a essa atividade: pesquisa de fotos, palavras-chave, leituras, agendamento nas redes sociais para divulgação, design de posts para Pinterest, twitter e outras redes sociais… Faço a lista e sigo os passos para garantir que farei o que precisa ser feito.

Comecei a trabalhar com listas depois que fiz o Curso Treinamento em Alta produtividade com a Metodologia Getting Things Done (GTD). 

A metodologia foi criada por David Allen e você pode aprender mais sobre ela no livro A Arte de Fazer Acontecer. (O método GTD) (veja o livro na Amazon e peça uma amostra)

      •  →

Leia também : 7 hábitos para acordar mais cedo e ter mais energia

Vamos começar?

Bom, esses foram alguns passos simples para conseguirmos ser mais produtivas. O tempo é um recurso limitado, porque não podemos criá-lo, por isso é importante que você use o seu tempo da melhor forma possível e essa forma  é a que permite você fazer as coisas que ama e dispensar tempo para o que é mais precioso para você.

Que tal começar seguindo esses 5 passos?

  • Tome nota do seu tempo;
  • Seja honesta consigo mesma;
  • Tenha disciplina;
  • Faça listas;
  • Tenha uma motivação.

Livros que podem ajudar você nessa jornada:

  • A Arte de Fazer Acontecer- David Allen – espiar!
  • Execução: A Disciplina para Atingir Resultados – Larry Bossidy & Ram Charan- espiar!
  • O Milagre da Manhã – Hal Elrod – espiar!

Nos próximos posts vamos aprender a desenvolver cada um desses 5 passos para tornar a sua produtividade ainda mais higher! Fique por dentro das novidade seguindo o Emprelas nas redes sociais ou acompanhando o blog por e-mail. Grand abraço!

Facebook|Instagram|Twitter

Seguir por e-mail

 

2 Comments

  • Reply Isabel Borgert setembro 22, 2017 at 7:21 pm

    Produtividade pra mim é um caso sério, creio até que trabalhar em um ambiente não formal é o meu problema.
    Não sou pratica, sou enrolada ai já viu e a minha produtividade varia conforme meu humor , preciso motivação. ( não tenho disciplina } Gostaria de ser mais prática e mais programada., Fiquei até pensando como no meu trabalho formal eu me dou bem e dou conta das coisas?
    Excelente post gostei muito das dicas de livros também.
    Bjs

    • Reply Daniele Leite setembro 26, 2017 at 10:45 pm

      Fico feliz que tenha gostado das dicas de livros. Disciplina é algo que faz toda diferença é às vezes é bem duro de ter, mas depois que criamos hábitos fica tudo mais simples. Obrigada pela visita!

    Deixe seu comentário!