Como eu me organizo com o meu trabalho, a casa e os blogs

Compartilhe!

Como eu me organizo com o meu trabalho, a casa e os blogs

Conciliar as tarefas domésticas com um trabalho formal e ainda alimentar um ( no meu caso, dois) blog pode ser algo meio insano se você não tiver muita força de vontade, organização e planejamento. Hoje quero compartilhar com você com eu me organizo entre todos esses afazeres.

A organizadinha (mas nem sempre foi assim)

com eu me organizo

No meu trabalho sou conhecida como uma pessoa organizada, entrego tudo no dia certo, estou sempre em dia com minhas obrigações, mas nem sempre foi assim. Demorei um pouco para conseguir entrar nos eixos rsrs . Levou tempo e tive que ter perseverança, dedicação e disciplina.

Para conciliar os blogs, o trabalho formal e a casa conto com a graça de Deus em primeiro lugar e com muita disciplina. Aquela frase Deus ajuda quem cedo madruga nunca me caiu tão bem. Eu ouço muito as pessoas afirmarem: Vai dar certo! Se Deus quiser, vou conseguir! Mas também vejo que algumas dessas pessoas não movem uma palha para fazer as coisas acontecerem e sair do lugar. Deus não vai abençoar a irresponsabilidade de ninguém.

Como me organizo com a casa

como eu me organizo com a casa

Primeiro, adianto o máximo possível , porque quando o assunto é casa parece que o trabalho tem o dom de se multiplicar de forma exponencial hehe.

Mas grande parte (toda, praticamente) da culpa da desordem é nossa. Cada vez que deixamos de pôr  algo que pegamos de um lugar de volta ao seu lugar, estamos contribuindo de forma silenciosa para o caos em nossa casa. Uma regra básica aqui em casa é : coloque no mesmo lugar onde achou.

Meu marido está sendo educado aos poucos a colocar os livros que ele tira da estante de volta na mesma prateleira. Eu gosto de organizar os livros por assunto. Ele gosta de levar metade da biblioteca para mesa dele e não colocar de volta rsrs mas aos poucos ele está criando o hábito.

As refeições.

Para tornar a vida mais prática congelamos boa parte da comida. O arroz é o alimento que menos gostamos de congelar porque preferirmos o sabor de arroz fresquinho. Para ganhar tempo, uma panela elétrica é muito interessante, pois ela possui um termostato que não deixa o alimento queimar e conserva ele quentinho.

Cozinhamos e congelamos alguns legumes ou já compramos congelado mesmo, como brócolis, ervilhas e couve-flor.

Quase sem carne

quase sem carne

Na semana quase não comemos carne, damos preferência à proteína vegetal(grão de bico, lentilhas…;), mais fácil de preparar e de digerir . Quando comemos carne optamos por peixe, pois é só colocar um pouco de alho, alecrim, levar ao forno por 20 minutos e está pronto. No finais de semana cozinhamos algo com mais proteína animal

A limpeza da casa

Cuidar das tarefas domésticas e manter  a casa em rodem é um desafio e tanto não acham? Principalmente se você não dispõe de ajuda profissional. Aqui em casa eu e meu marido cuidamos de tudo. Ele me ajuda muito, graças a Deus.

Para não deixarmos a casa um caos, estamos sempre organizando uma coisinha aqui e outra ali pois se não fizermos pequenas arrumações , o trabalho para por tudo em ordem de uma única acaba sendo por demais exaustivo.

O café da manhã

café da manhã

O café da manhã não tem muito segredo. Abacate ou bananas amassadas com uma mistura de cereais (nós gostamos de granola) e mel. Torradas com amendoim ou biscoitos salgados com tahine. Alguns ovos cozidos também fazem parte do cardápio. Meu marido ama café, então ele bebe uns goles. Eu tomo cevada. Não bebo leite de vaca pois tenho intolerância à lactose e alergia.

A intolerância se resolve fácil, a alergia é mais complicada, se começo a beber leite com frequência (fico espirrando muito, com coriza e nariz entupido e uma tosse seca chata), tenho que evitar, por isso uso minha cota para o leite quando como fora ou quando quero comer algo com molho branco e muito queijo.

Um cheklist de organização da casa

Eu fiz uma listinha de tarefas para ajudar a manter a casa sempre organizadinha e limpinha. As tarefas foram baseadas nas minhas necessidades, mas a lista é editável , portanto você pode adaptá-la de acordo com a sua rotina .

Minha sugestão é que você cole essa lista em um lugar que passe com frequência. Nada de colar atrás da porta. Eu considero o armário da cozinha o lugar perfeito pra ela, porque a cozinha é um cômodo da casa quase impossível de não ser visitado diversas vezes por dia.

Separei cada periodicidade de realização de tarefas por cores, assim fica mais fácil assimilar. Com o tempo a gente acaba decorando mesmo, criando o hábito e quando vai ver nem precisa mais da lista (ou quase rsrs). Você pode baixar a lista aqui: Baixar Checklist

O meu trabalho formal

multipotenciais

Eu trabalho como professora de uma escola pública. Dou aulas de Literatura, Língua Portuguesa, Redação e Formação para Cidadania. Tenho 11 diários de classe para administrar e 5 turmas nas quais leciono essas disciplinas que citei.

Minhas função no trabalho

Minhas funções são preparar aulas, ministrar essas aulas, elaborar e corrigir provas, executar projetos(principalmente relacionados à leitura) e também coordenar uma das turmas, num projeto chamado Diretor de Turma.  Já me estressei muito com meu trabalho até perceber que  o meu estresse era fruto da minha falta de planejamento e organização.

Organização das minhas tarefas no trabalho

Deixo tudo preparado. As aulas já ficam planejadas para os semestre inteiro. As provas previamente elaboradas. Se ocorre algum imprevisto, só preciso excluir ou trocar alguma questão. Faço planilhas das turmas e meu único trabalho é alimentá-las para depois elas me fornecerem a média dos alunos.

Imprevistos

Deixo também algumas atividade preparadas de antemão, caso eu necessite me ausentar e deixar outra pessoa no meu lugar. Dessa forma tenho conseguido bons resultados no meu trabalho e ganhado a admiração de meus colegas, alguns sempre vêm me pedir dicas quando a coisa aperta.

Não levo trabalho para casa

Não trago trabalho para casa de jeito nenhum. Aproveito todo o tempo disponível no meu trabalho para corrigir provas. Quase todas os trabalhos e estudos dirigidos que aplico são feitos em ambiente de aprendizagem online. Uso o Google formulários para elaborá-los. Embaralho as questões, dou um prazo de dois dias para os alunos realizarem e envio todo os resultados por e-mail.

Com os meus blogs

blogueira

Utilizo algumas ferramentas para organizar o meu trabalho com os blogs. O calendário editorial é uma delas. Nesse post do Blog Trilha Digital você saber mais como criar um: Calendário editorial para planejamento de bom conteúdo. Aqui no blog deixei disponível um calendário editorial editável para baixar gratuitamente (veja aqui)

Para agendar as publicações nas redes sociais uso duas ferramentas: O Swonkie e o Mlabs. Deixo a divulgação toda nas minhas redes por conta delas.

Separo dois dias na semana fixos para preparar as postagens dos blogs, mas quando surge alguma demanda específica eu escrevo durante as manhãs que não estou na faculdade. Sextas e sábados são os dias em que produzo conteúdo para semana toda.

Planejamento geral

planejamento

Sábado também é o dia de planejar a semana. Para fazer isso uso o Método Getting Things Done (GTD). Coloco todos os meus compromissos na Agenda: reuniões, consultas médicas, postagens para escrever, telefonemas, enfim tudo que precisa ser feito.

Você pode usar uma agenda comum, um Bullet Journal ou ainda ferramentas online como o calendário do Outlook ou Google Agenda. Esse último , inclusive, permite que você crie sub-agendas.

Depois de fazer isso, reviso a semana anterior para ver se não ficou algo pendente e vejo o que pode ser adiantado. Não me limito a planejar apenas uma semana, sempre deixo uma à frente.

Peço a Deus para abençoar

meditação-e-afirmação

Depois de planejar tudo , eu peço a bênção de Deus, não sei ser diferente. Peço que Ele me abençoe a fim de que eu possa ser bem sucedida no meu planejamento e que me me dê sabedoria para consertar algo que não vá me trazer bons resultados.

Sei que o post ficou um pouco longo, mas não tinha como não ser. Eu espero que o compartilhamento das minhas experiências possa ajudar você a se organizar melhor e alcançar os seus objetivos.

Mas vou logo adiantando que ler o conteúdos aqui do Blog e baixar as ferramentas como calendários editoriais, blog planner e outras lindezas que hei de colocar aqui, não adiantam muito se você não estiver comprometida de verdade a mudar e a trabalhar duro, pôr a na massa e arregaçar as mangas para atingir seus objetivos. Conte comigo! Grande abraço!

 

6 Comments

  • Reply Aline Porto outubro 12, 2017 at 4:05 pm

    Inspirador!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco!
    Estou visitando seu blog diariamente!
    Gratidão!

    • Reply Daniele Leite outubro 12, 2017 at 5:38 pm

      Eu que agradeço pela visita, Aline. Sinta-em casa!! Grande abraço!

  • Reply Ellen outubro 13, 2017 at 2:28 am

    Daniele, gostei de seus artigos a ponto de baixar seu calendário editorial… só que já confirmei meu e-mail duas vezes e… nada! 😕

    • Reply Daniele Leite outubro 14, 2017 at 2:17 am

      Oi Ellen, vou verificar o que está acontecendo. Obrigada por avisar. Vou compartilhar o calendário com você por e-mail.

  • Reply Mariana Saraiva Cabral novembro 4, 2017 at 12:46 am

    Dani, que legal saber que usa mlabs!
    Se precisar de alguma coisa, estamos por aqui!
    Mariana
    Analista de MKT da mLabs

    • Reply Daniele Leite novembro 4, 2017 at 12:31 pm

      Obrigada Mari! O mLabs é uma ferramenta que tem me ajudado bastante! Abraço!

    Deixe seu comentário!