como-definir-o-seu-público-alvo

Como definir o seu público-alvo

Como definir o seu público-alvo

 

Você deve tomar a decisão de conhecer de forma profunda o seu público-alvo ou do contrário não conseguirá engajamento e conversão.

No começo do meu blog, ainda lá no Blogger, eu escrevia sobre muitos assuntos e não tinha um direcionamento. Eu não conhecia o meu público e na verdade eu nem sabia direito para quem queria escrever, publicava tudo que vinha à mente, sem planejamento, sem objetivo.

Ainda assim como o conteúdo era bom, atraí muitos leitores, contudo não trabalhei esse público, não procurei conhecê-lo.

Sobre o que você gosta de escrever?

O que considero mais importante é escrever sobre o que você ama. Não adianta enganar a si mesmo e escrever só para atrair tráfego porque uma hora você vai cansar e achar um tédio. A não ser que você não se importe com isso e só queira ganhar dinheiro.

Quando você escreve sobre o que gosta você acaba atraindo semelhantes, pessoas que compartilham da mesma visão que você e você vai construindo o seu público.

No começo nem tudo é certinho

No começo nem tudo é certinho. Mas há blogs que já começam com um nicho pré-definido, ou seja, de cara o blogueiro já define para quem vai escrever.

Em outros casos, você começa a escrever de tudo um pouco, mas dentro do seu gosto, das suas predileções (porque também não adianta fazer algo que você detesta) e começa a ver que uma ou outra temática tem mais aceitação e investe em mais conteúdos dentro desse tema.

Começa a ver o que você faz melhor, atrai outros públicos e passa a produzir para eles, resolvendo o problema deles, que pode ser escolher entre uma peça de roupa ou outra para sair, comprar um produto, saber como planejar melhor o dia.

Definindo o seu público

Público -alvo não é uma coisa que você de cara , acerta de primeira. Até porque as pessoas que visitam o seu blog acabam influenciando no que você escreve e o inverso também é verdadeiro. Como é que é isso?

Bom, o exemplo do meu blog, ele é um blog pessoal. Compartilho coisas da minha vida, resenhas de produtos para mulheres, minha vida de intolerante à lactose, minhas viagens, meu estilo de vida, textos sobre vida cristã.

Gosto muito de escrever sobre produtividade, organização, lifehack e coisas do tipo, mas também amo compartilhar os paranauês da blogosfera. Vi que esse último tema têm atraindo muitos leitores e como é algo que gosto muito de escrever sobre, estou sempre publicando uma coisa ou outra.

Mas há coisas que esse público nem sempre gosta de ver, como as resenhas de produtos , os looks ou ainda os meus textos. Mas são coisas que gosto de publicar e que outras pessoas gostam de ler e que esse público pode até passar a gostar, quem sabe he he.

Vez ou outra você verá conteúdos como esse que está lendo aqui porque esse tipo de conteúdo atende a necessidade de um público leitor do meu blog. Atende a necessidade de uma persona: blogueiros proativos. 

Refinando o seu público-alvo: o conceito de persona

Se você quiser afunilar ainda mais o seu público-alvo pode trabalhar com o conceito de persona, que representa, no blog, o leitor ideal, a descrição do seu público-alvo, porém com mais detalhes.

A persona é um personagem fictício que, no blog, representa o seu leitor ideal. É criado para ajudar o seu blog a entender melhor quem é o seu leitor e o que ele precisa.

Para definir sua persona você  fará uso de questionários, enquetes e coisas do tipo. Essas ferramentas trarão questões mais específicas para serem respondidas por seu público.

Vamos ver um exemplo mostrando a diferença entre público-alvo e persona:

Público-alvo:

Sexo: feminino

Idade: entre 18 e 35 anos

Cidade : São Paulo

 

Persona:

Nome : Maria Clara

Sexo: feminino

Idade:25 anos

Cidade:  São Paulo

Atividade: Designer e blogueira

Objetivos: Produzir conteúdo de alta qualidade no seu blog pessoal a fim de comercializar o seu trabalho como designer.

Um blog pessoal como o meu pode atrair vários leitores de diferentes interesses, mas cabe a mim , blogueira definir com quais personas devo trabalhar.

A não ser que eu queira virar uma revista online e contar com a colaboração de outros blogueiros para me ajudar, não devo sair produzindo conteúdo para todos os tipos de público. Primeiro, porque eu não domino todos os conhecimentos do mundo, segundo mesmo se isso fosse possível, eu ficaria exausta hehe.

Eu posso ter mais de um público?

A verdade é que você sempre vai ter mais de um público quando o seu blog for pessoal e até quando não for. Eu gosto de escrever sobre muita coisa e vou continuar escrevendo sobre tudo que gosto.

Sei que algumas coisas não vão interessar um determinado público mas outros assuntos podem até ser o motivo da criação de um público novo.

Veja um exemplo de um blog que trabalha com vários públicos: O Blog da Bruna Vieira. O Depois dos Quinze é praticamente uma revista online mas com o toque pessoal da Bruna, que escreve textos maravilhosos e compartilha a sua vida com a gente.

O leitor real e o leitor ideal

Eu, que já passei dos trinta, sou leitora desse blog e não tenho a menor vergonha de dizer que amo!!! Talvez eu não seja a leitora ideal da Bruna, que escreve para adolescentes e jovens, mas eu sou uma leitora real e alguns dos conteúdos que ela veicula me atraem.

Mas a Bruninha conta com uma equipe batuta para ajudá-la nessa missão de produção de conteúdo. Outros blogueiros fazem junto com ela o “Depois dos Quinze”.  São 22 categorias dentro do blog e ele funciona muito bem!

Colete informações para conhecer o seu público

Uma forma simples de saber o que os seu leitores querem é criar formulários de coleta. Estes podem ficar na sidebar do blog ou ainda dentro de um post criado exclusivamente criado para isso. Algumas informações que são interessantes coletar:

  • Cidade, estado;
  • Faixa etária;
  • Sobre quais assuntos gosta mais de ler;
  • Blogs preferidos;
  • Posts preferidos no seu blog;
  • Se gosta de assistir a vídeos;
  • Qual rede social mais acessa;
  • Quais assuntos gostaria de ver no seu blog…

Ferramentas para ajudar na coleta de informações

Separei aqui algumas ferramentas que uso ou já usei para fazer essa construção e refinamento de público-alvo:

Google formulários

Com ele é possível criar formulários e colocar o link na postagem do seu blog ou ainda incorporar o formulário para que apareça no seu post.

Democracy Poll

Você também pode colocar uma enquete no seu blog utilizando um plugin (para quem trabalha com o WordPress.org), o Democracy Poll. Com ele é possível tanto colocar um formulário dentro de um post quanto na sidebar do seu blog.

Para Blogger

Se você utiliza o Blogger, para adicionar um formulário é super simples:

  1. Vá em Layout
  2. Clique em adicionar Gadget
  3. Clique em votação
  4. Agora e só criar a sua enquete e ativar o seu Gadget.

Gostou das dicas? Confira mais  no E-book gratuito Marketing de Conteúdo para Blogueiros. Ele é gratuito!

Palavra do dia: Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. 1 Reis 18:37

 

2 Comments

  • Reply Gabriele agosto 16, 2016 at 6:09 pm

    Gostei da dica! Eu sabia quem era meu público alvo antes de criar o blog, ainda que fale sobre feminices que é minha forma de atrair outras pessoas, eu gosto de escrever sobre vida cristã … sendo que isso diminui meu público ás vezes pelo nome, atraindo mais os cristãos … mas é um processo né, um degrau de cada vez! hahaha

    Eu amo suas dicas para blogueiros! bjão

    • Reply Daniele Leite agosto 16, 2016 at 8:42 pm

      Que bom que gostou Gabi!! Eu sei bem que as postagens de devocionais não costumam engajar muito, mas continuo escrevendo mesmo assim. Acima de qualquer coisa quero que meu blog agrade a Deus. As pessoas certas chegarão com o tempo, tenho fé!!
      Bjo!!!

    Deixe seu comentário!