youtubers ganham dinheiro

Como criar um roteiro de gravação para vídeos

Compartilhe!

Como criar um roteiro de gravação para vídeos

Você já gravou o mesmo vídeo várias vezes porque não saiu do jeito que você esperava? Eu já. Mas o motivo principal de ter que gravar de novo foi a falta de um roteiro. O motivo secundário foi não prestar atenção a alguns detalhes no cenário.

Antes de começar a gravar um vídeo , eu e você precisamos de planejamento. Do contrário vamos perder tempo, pois gravaremos algo que não seguirá uma ordem muito coerente. Ideias precisam de organização para que façam sentido e por isso é tão importante criar um roteiro.

4 perguntas iniciais antes de fazer  roteiro

O roteiro deve ser coerente, com início, meio e fim. Antes de começar, você terá que responder a três perguntas:

1 – O que gravar?

2 – Qual a finalidade?

3 – Qual é o público? (para quem você quer gravar)

 

 

O que gravar?

Escolha o tema

O primeiro passo ante de gravar é escolher o tema. Pode ser uma resenha, um Vlog, uma reflexão ou sobre algum assunto.  Anote suas ideias em um Planner, pois ideias vêm e vão e se não anotamos acabamos esquecendo.

Se você ainda não tem um Planner visite  a loja do Blog escolha entre dois modelos gratuitos para baixar: LOJA DA DANI

Faça um recorte

Dependendo do assunto , é impossível falar tudo sobre ele em um vídeo. Já é comprovado que vídeos muito longos não encorajam muito o espectador a ver o conteúdo integralmente. Por isso, faça um recorte do assunto e foque em algo específico dentro dele ou ainda divida o conteúdo em vários outros vídeos e monte uma série.

Qual a finalidade?

O tema escolhido por você pode ter várias abordagens possíveis, vários pontos de vista e formas de ser tratado ou discutido.

Mas você deve escolher apenas uma dessas possibilidades. Essa etapa reflete o seu relacionamento com o tema e o seu posicionamento a respeito dele. Qual é a mensagem que você deseja passar com o seu vídeo?

Se você vai gravar a resenha de um produto, a sua opinião deve refletir o real resultado que o produto ou serviço lhe proporcionou, ou seja você deve ser sincero, mas evitar ser grosso ou depreciativo.

Uma coisa é não gostar de algo ou não ter funcionado com você, outra bem diferente é assumir uma postura difamatória. Para ajudar nisso, responda essas três perguntinhas a fim de definir a finalidade do seu vídeo:

– Qual é o seu ponto de vista sobre o tema? Lembre-se que nem todo mundo pensa igual

– Por que é importante falar sobre isso? Qual a relevância desse tema, produto ou serviço e no que ele pode ajudar a resolver o problema de alguém.

– Qual ideia você quer defender? Ou seja, a mensagem que você que passar

 

Qual é o público

Agora chegou a hora de saber para quem gravar e para isso você deve conhecer o seu público-alvo e as suas personas. Se ainda não sabe quem é seu público-alvo eu quero  indicar uma postagem que pode ajudar você: Como definir seu público-alvo

Não há como falar para todo mundo da mesma forma, não é mesmo? Por isso que você precisa conhecer o seu público, dessa forma fica muito mais fácil atingi-lo e engajá-lo. Veja um exemplo:

Exemplo de público-alvo: mulheres com acne

Exemplo de persona: mulheres com acne após os trinta anos

Escrevendo o roteiro

Agora que você já definiu o tema, a finalidade do vídeo e o público-alvo é hora de escrever o seu roteiro. Vou deixar um modelo printable em PDF para que você possa preencher e planejar o seu vídeo. BAIXAR MODELO DE ROTEIRO

Aproveite para conhecer outros materiais gratuitos que compartilho aqui no Blog visitando a minha lojinha: Loja da Dani. 

Acompanhe o Blogs nas principais redes sociais. Grande abraço e sucesso!

Palavra do dia: O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. Provérbios 13:3

 

Pronto para começar?

Não espere ter a melhor câmera, o melhor cenário, o melhor isso ou aquilo. Comece fazendo vídeos curtos, fale com sinceridade e faça o seu melhor dentro das suas condições. Deus abençoe seu trabalho!

Palavra do dia: E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal. Lucas 11:4

No Comments

Deixe seu comentário!