escrever para web

Como criar um blog gratuito do zero

Como criar um blog gratuito do zero

Várias pessoas têm me perguntado como se faz um blog, se é pago, se é só criar e já começar a ganhar dinheiro ou coisa assim.

Bom, primeiro, dá sim para fazer um blog sem gastar nada, a não ser o seu tempo; segundo você não começa ganhando dinheiro e nem o aconselho a iniciar o projeto de seu blog focando nisso de cara, do contrário você poderá se frustar e acabar deixando o blog de lado como eu já vi acontecer com algumas pessoas.

Ter um blog dá trabalho

Ter um blog dá muito trabalho, muito mesmo, portanto você tem que ser apaixonado por esse negócio, senão vai se tornar algo muito chato de se fazer. A não ser que você esteja criando um blog de negócios e pague para alguns redatores escrevam o seu conteúdo, mas essa é outra história e vou me deter aqui na criação de blogs pessoais.

Blogger e WordPress.com

Para começar vou te indicar os serviços mais populares e fáceis de utilizar : O WordPress.com e Blogger, ambos são gratuitos, sendo que o WordPress.com oferece uma versão paga com mais recursos, mas a versão gratuita já é muito boa para começar.

Eu comecei no Blogger, mas migrei para o WordPress. Não utilizo o WordPress.com, mas o WordPress.org.

Qual a diferença? Bom o WordPress.org é de graça, e o blog é seu, o que você tem que pagar é a hospedagem. Eu uso o serviço da Hostgator. Comprei um plano de hospedagem e instalei o WordPress. É algo bem simples de se fazer mas há custos. Mas hoje vou ensinar como fazer nos dois serviços gratuitos que mencionei no início do post.

Criando um blog no Blogger

O Blogger é um serviço que pertence ao Google e o primeiro passo para criar o seu blog por lá é criar uma conta no Google:

como criar uma conta no google

Depois de criar a sua conta, você terá um endereço de email personalizado que lhe  dará acesso a todos os serviços Google gratuitos.

Para criar o seu blog você  deve acessar o serviço do Blogger: Clique aqui e fazer login com a sua conta Google:

Depois de acessada a conta, aparecerá a seguinte janela com algumas informações a serem preenchidas por você. Escolha o nome do seu blog e saiba que o endereço que você deseja já pode ter sido escolhido por outra pessoa, portanto, prepare-se para ter uma leve dor de cabeça tentando encontrar um nome.

Escolha o nome, o endereço e clique em criar um blog. Prontinho, agora é só escolher o layout e criar a sua primeira postagem.

Todos os blogs hospedados gratuitamente no Blogger tem a extensão “blogspot.com.br”, o que é um tantinho feio. Mas posteriormente você pode comprar um domínio personalizado, mas se não se importa com isso, o seu blog funcionará perfeitamente. O domínio é só uma questão de deixar o endereço mais atrativo.

Veja os principais serviços de registro de domínios

Escolhendo um tema no Blogger

Depois de ter criado o seu blog é hora de dar uma carinha mais personalizada a ele. Para isso você pode escolher entre os vários modelos gratuitos disponibilizados pelo Blogger. O Design de um blog é algo importante, embora não supere o conteúdo.

Eu sinceramente não aprecio muito os temas do Blogger, por isso que quando usava o serviço, tratei logo de pesquisar como conseguir temas gratuitos . Mas para começar eles são bonzinhos.

Se você quiser ver uma lista de temas gratuitos para Blogger e WordPress, eu fiz uma postagem com uma seleção bem bacana : Seleção de temas gratuitos para Blogger e WordPress

Personalizando o seu tema

Para personalizar o seu tema, basta clicar em Modelo – Personalizar. Feito isso, escolha entre os vários modelos existentes no Blogger, ajuste largura, altere o pano de fundo, fontes , layout…

 

modelo de blogs no Blogger

Definido o modelo, agora é só começar a postar. Lembre-se de sempre usar fotos originais ou de sites que permitem o uso gratuito de imagens . Confira postagem aqui no blog na qual eu compartilho a fonte das minhas imagens: Banco de imagens gratuitos

Criando um blog no WordPress.com

Escrevi o passo a passo para quem não manja nada de criação de blogs. O conteúdo é para quem é iniciante:

Passo 01: acesse a plataforma Worpress.com

Para criar um blog no WordPress.com é muito simples. Comece acessando o site da plataforma e clique em criar site: (para acessar clique aqui)

criar site no wordpress

Passo 02: escolha um layout

O segundo passo é escolher um layout. O WordPress.com vai sugerir três formatos. Sugiro que escolha o primeiro, caso se trate de um blog pessoal:

Passo 03: Escolha um tema:

Agora é hora de escolher um tema. O tema é o invólucro que vai envolver o seu conteúdo. escolha um que seja a sua cara. O WordPress.com oferece vários modelos gratuitos:

Passo 04: escolhendo um endereço para o seu blog:

Depois de decidido o tema é hora de escolher um endereço para o seu blog. Um endereço wordpress.com é gratuito, caso queira um domínio personalizado é necessário pagar.

Passo 05: Escolha o tipo de plano:

Depois de escolher de confirmar se o endereço que você deseja está disponível, é só selecioná-lo e optar pelo plano gratuito. planos do wordpress.com

Passo 06: Faça o seu cadastro:

A última etapa é  fazer o seu cadastro na plataforma, informando um endereço de email e criando um usuário e senha. Depois disso é só começar a postar.

criar uma conta no wordpress.com

Agora é só começar

Escolha a plataforma que você mais gostou: Blogger ou Worpress e comece a blogar. Não esqueça de fazer o seu calendário editorial e manter uma rotina de postagens.

Se quiser saber mais sobre o universo dos blogs, sugiro que acesse as postagens da categoria Super Blog, na qual compartilho conteúdos direcionados para blogueiros.  Clique na imagem para acessar os conteúdos:Super Blog

Palavra do dia: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaías53:4

2 Comments

  • Reply isabelborgert janeiro 17, 2017 at 1:21 pm

    Ter um blog dá muito trabalho mesmo. muitos pensam que e glamur . que da muita grana mas não é bem isso
    o que dá mesmo é uma trabalheira danada.
    Excelente seu post, as vezes tenho vontade de mudar tudo no meu, mas custa caaaaro.
    Bjs boa semana.

    • Reply Daniele Leite janeiro 17, 2017 at 1:57 pm

      Obrigada Isabel. Custa caro e quando a gente vai fazer sozinha, apesar de ser mais barato, dá uma tremenda dor de cabeça. Essa última atualização que fiz, depois de comprar o tema novo, me rendeu muita horas de aborrecimento com o layout. Graças a Deus o suporte da empresa que adquiri o tema conseguiu resolver o problema, mas de resto tive que formatar tudo sozinha mesmo: imagens, postagens, mexer na folha de estilos para alterar algumas coisinhas que julguei necessárias … Enfim, como você bem salientou , uma trabalheira, mas eu amo tudo isso!!!!
      Beijos e boa semana!
      P.S.: Já estou esperando as postagens da viagem à Argentina viu?

    Deixe seu comentário!