favicon

Como adicionar um favicon customizado ao seu blog

Compartilhe!

Como adicionar um favicon customizado ao seu blog

Sabe aquele ícone bonitinho que fica na barra do navegador quando algum site carrega? Bom ele é o favicon. Quando os blogs ou sites não possuem um , tudo o que aparece é um quadrado vazio, nada atrativo e que não identifica, por exemplo, um site no meio de várias abas abertas em um navegador.  Hoje vamos aprender como adicionar um favicon ao seu blog.

O meu favicon é um D dentro de um círculo e faz referência ao meu nome. Fiz com um fundo azul porque é uma das cores favoritas e usei apenas duas cores para poder dar destaque.

Continue lendo essa postagem que além de dizer onde e como você pode criar o seu favicon vou deixar alguns para download no final desse post.

Por que eu devo adicionar um favicon ao meu blog?

Bom,  porque ele ajuda na composição da identidade da sua marca. As pessoas vão ver o ícone e associar ao seu blog. O favicon está associado à usabilidade , pois elementos visuais são mais fácil de lembrar, concorda?

Além dessa questão há também o quesito design. Um site sem favicon é visualmente menos bonito do que um que o contém, ele mostra zelo, cuidado e preocupação com o design.

Como deve ser o meu favicon?

O seu favicon (favorite icon) deve ser ícone que represente algo que você gosta ou algo relacionado ao seu blog. Pode ser as iniciais do seu nome ou um símbolo, pode ainda ser uma foto, mas não aconselho pois fica muito pequeno e difícil de decifrarmos o que é.  Tenha em mente uma coisa importante:  o seu favicon deve ser simples, quanto mais simples melhor.

Dimensões ideiais do favicon:

Se você trabalha com WordPress o tamanho que essa plataforma recomenda é de 512px X 512 px. Você pode até achar grande para um ícone, mas não se preocupe que o Worpress redimensionará para você.

Para outras plataformas sugiro criar um arquivo com 16px X 16 px ou redimensioná-lo para esse tamanho.

Como criar o meu favicon?

Existem alguns sites que vão facilitar o trabalho na hora de criar um ícone personalizado para  o seu blog. São eles:

  1. Favicon CC
  2. Favicon from Pics

Para escolher as imagens que você vai utilizar use o Freepick, que oferece vetores e ícones para baixar de graça.

Se você quiser criar de verdade o seu favicon , do zero, recomendo o Canva  em conjunto com o Photoshop. No Canva eu escolho a opção social media (600 X 600), escolho ícones e mudo as cores e vou criando. Salvo em PNG e levo para o photoshop para deixar do tamanho que me agrada.  É mais trabalhoso, mas fica do meu jeito.

Download de quatro modelos de favicons

Com prometido no início da postagem aqui está o link para baixar quatro modelos de favicons : baixar aqui. O itens estão em png e também em psd (arquivo para photoshop).

Bom,  espero que tenha gostado da dica e que faça o favicon para personalizar ainda mais o seu blog. Qualquer dúvida é só deixar um comentário.

Colocando o favicon no blog

Para adicionar o favicon ao seu blog WordPress é bem simples. Siga esses passos:

1. No painel do Admin clique em aparência- personalizar

2. No painel personalizar clique em Header ou cabeçalho ( outros temas podem exibir a opção de subir um favicon em configurações geral do blog)

3. Selecione Logo ou Favicon

4. Faça o upload do seu favicon clique em salvar alterações e pronto.

Lembrando que pode demorar um pouquinho até o seu favicon ficar visível no blog, por isso não se desespere rsrs. Se voc~e tiver qualquer dúvida, ou se não conseguiu coloca seu favicon me diz ok?

Um convite

Para você que é do time faça você mesmo, eu o convido a fazer parte do grupo do Super Blog. Deixe seu e-mail para receber dicas  e acompanhe também o nosso grupo no Facebook e no Google Plus.

Grupo no Facebook

Comunidade no Google Plus

Newsletter do Super Blog:

 

2 Comments

  • Reply Gabriele julho 26, 2016 at 7:24 pm

    Uma coisa bem simples, mas que faz diferença! Peguei o meu da internet, é simples mas eu gosto.
    Me dá uma agonia quando vejo aquele B em um quadrado laranja! kkkkkkk
    Esse detalhe não influencia muito, mas nós blogueiras pensamos em cada detalhe pra facilitar em como manter os leitores. Quanto mais simples e bonito, melhor. Vejo blogs tão bonitos mas com uma enorme dificuldade de me encontrar! Ás vezes o menos é mais hahaah

    • Reply Daniele Leite julho 28, 2016 at 1:34 am

      É sim Gabi!! Favicons nos identificam no meio da multidão de abas abertas e também ajudam a dar um ar mais profissional aos nossos blogs!!
      Bjos!

    Deixe seu comentário!