aprender a aprender

A Habilidade de Aprender a Aprender

Compartilhe!

A Habilidade de Aprender a Aprender

 

A primeira vez que li sobre a habilidade de aprender a aprender foi no conhecido livro Pai Rico Pai Pobre, do Robert Kyosaki.

Neste livro, Kyosaki fala sobre a diferença que as pessoas que constroem riquezas têm na forma de pensar (mindset) e agir . Um desses mindsets  é o hábito de aprender continuamente.

Depois, vi que outros livros sobre finanças e empreendedorismo também observam essa habilidade em comum que empreendedores de sucesso têm. Em resumo, o que os autores desses livros descrevem é mais ou menos isso:

“Pessoas de sucesso não acham que sabem tudo, antes são curiosas e estão sempre dispostas a aprender algo novo. Se não sabem alguma coisa, vão atrás e aprendem”.

 

Uma vez que você para de aprender, você começa a morrer

aprendendo a aprender

A frase acima é de Albert Einstein. Talvez o que ele quis dizer foi que quando você deixar de aprender, você deixa de crescer, deixa de melhorar, deixa de viver uma vida. E viver não é a mesma coisa que existir. Viver é explorar todo o potencial que você tem e que pode levar a realizar coisas incríveis.

Muitas pessoas acabam estacionando, seja por falta de motivação ou porque não acreditam em si mesmas. Elas deixam de explorar o potencial da sua mente e se acomodam no status quoElas param de aprender e param de crescer.

Até aqui, a habilidade de aprender a aprender poderia ser apenas uma das características das pessoas bem sucedidas. Mas a partir de agora, ter essa habilidade poderá ser uma questão de sobrevivência no mercado de trabalho.

 

Habilidade do Futuro

conhecimento

Até 2020, um terço das competências que são consideradas essenciais hoje serão substituídas. Essa notícia alarmante foi divulgada esse ano no Fórum Econômico Mundial pela consultoria global Manpower Group.

Os avanços tecnológicos estão causando mudanças disruptivas em um intervalo de tempo cada vez mais curto. Essas mudanças tendem a ser cada vez mais rápidas e significativas, transformando o perfil das profissões e as demandas do mercado. 

É um mundo imprevisível em que  tudo está sendo reinventado, rediscutido e reprogramado. No século 21 a única constante é a mudança.

Para lidar com um cenário tão complexo, a capacidade de aprender é essencial e parece ser uma das únicas certezas em um mundo de incertezas.

 

Aprender, desaprender e reaprender

aprendendo-a-aprender

Nessa realidade, o hábito de aprendizado contínuo dos empreendedores, passa a ser  uma habilidade de sobrevivência no mercado de trabalho. Sendo assim, é preciso abrir a mente para ampliar a capacidade de aprender, desaprender e reaprender

Essa habilidade é o que vai ajudar os profissionais a assimilar, continuamente as novas necessidades que surgirão numa velocidade espetacular nos próximos anos.

É uma metacompetência, ou seja uma aptidão que ajuda em todas as outras que você quer desenvolver.

 

Mas como aprender a aprender?

Se você deseja saber mais sobre o assunto e quer desenvolver essa habilidade sugiro o curso que foi desenvolvido  na Universidade da Califórnia: Aprendendo a Aprender, disponível na plataforma online Coursera  O curso é em inglês, mas com legenda em português. 

O curso é gratuito , mas há a opção de certificação pelo Coursera mediante o pagamento de uma taxa (em dólar). Acesse a plataforma e o curso clicando AQUI.

Aqui vai uma amostra do que você vai encontrar. Encontrei algumas aulas desse curso no Youtube, mas como estou fazendo pelo Coursera, não sei se o material está na íntegra. No Coursera é tudo bem organizadinho e fica mais fácil de acompanhar.

Bom, essa é a primeira aula: Curso Aprendendo aprender universidade da Califórina, disponível na plataforma online Coursera.

Para continuar acompanhando as nossas publicações e saber das novidades, siga nossos perfis nas redes sociais ou cadastre-se na nossa lista de e-mails aqui. Grande abraço!

2 Comments

  • Reply Isa setembro 3, 2017 at 6:57 pm

    Dani é muito bom aprender com seus posts e suas dicas.
    Me inspiro em você a cada dia.
    Bjao bom restinho de domingo e uma semana abençoada.
    Isabel

    • Reply Daniele Leite setembro 3, 2017 at 7:19 pm

      Obrigada Isa!! Fico feliz e muito agradecida!! Deus abençoe seu fim de semana também!! Bjs!

    Deixe seu comentário!