Google

Como monetizar seu blog e ganhar dinheiro: 5 maneiras

Compartilhe!

Como monetizar seu blog e ganhar dinheiro : Veja 5 maneiras

 

Nesse artigo você irá aprender Como Monetizar o seu Blog e gerar receita com ele. Mas antes, é preciso lembrar do mais importante: você deve conhecer o seu o público-alvo, dessa forma produzirá conteúdo direcionado e atrairá cada vez mais leitores e o melhor, será autoridade no seu nicho de atuação.

Seu blog precisa ter um público-alvo definido, pois é a partir dos interesses desse público é que você irá produzir conteúdos que sejam relevantes para eles.Um conteúdo relevante para um público específico atrai audiência para o seu blog. E, é a audiência que levará a monetização do seu blog. Conheça agora, as 5 formas de monetizar o seu blog.

 

1) Anúncios (Google Adsense, BooBox, Banners de empresas)

Você pode ganhar dinheiro com o seu blog através de anúncios. Esses anúncios podem vir tanto de empresas especialistas como o Google Adsense como de empresas interessadas em alugar um espaço publicitário no seu blog. Veja algumas opções:

Google Adsense

Essa é uma das formas mais conhecidas e talvez, a mais fácil de começar a ganhar dinheiro com blog. Funciona da seguinte forma: você se cadastra na plataforma do Google Adsense e a partir de então o seu blog cederá espaço para publicidade através de banners. Você pode escolher o local mais vantajoso para colocar o anúncio. Para quem usa WordPress é necessário instalar um plugin.

A cada clique no anúncio você receberá alguns centavos de dólar. É claro que para receber uma quantia considerável, é necessário que o blog já tenha um quantitativo razoável de leitores, pois quanto mais visitas o blog tiver, maior é a chance de número de cliques e maior é o valor gerado. Lembrando que o Google Adsense também paga por visualização de anúncio.

O lucro com Adsense está relacionado com o nicho, tráfego e layout do blog. Então, novamente: produza conteúdos relevantes, de qualidade para o seu público, porque assim você irá atrair uma audiência maior, obtendo assim, mais resultados com publicidade

BooBox

O BooBox funciona de forma parecida com o Google Adsense. Você se cadastra na plataforma, escolhe quantos e o tipo de banner que você deseja deixar disponível no seu blog e então, você irá ganhar alguns centavos por cada clique que os visitantes derem nos anúncios.

Vantagens e desvantagem dos anúncios

Vantagens: É a forma mais rápida de monetizar o blog, basta se cadastrar na plataforma que você escolher. É possível ter os dois ao mesmo tempo, porém o Google Adsense é melhor, tanto em termos de rentabilidade como em relação aos anúncios, que são mais relacionados ao conteúdo do seu blog – o que aumenta a chance do seguidor do seu blog se interessar e clicar no banner.

Desvantagens: Para ter um rendimento considerável, é preciso ter um grande número de leitores no blog e isso leva tempo e dedicação para produzir conteúdos de qualidade que irão atrair uma boa audiência. A plataforma alterou alguns termos de uso e depois que foi vendida limitou os usuários aos grandes blogs, com muitos acessos.

 

2) Infoprodutos

blogs

Se você tem um determinado conhecimento ou habilidade que possa agregar valor para outra pessoa, sendo a solução para algum problema, você pode transformar essa informação em um produto digital – os conhecidos infoprodutos. Esses infoprodutos podem ser em forma de vídeo, áudio (podcast), e-book.

Vantagens e desvantagens

Vantagens: É você quem tem o controle do formato da publicação (se vai ser livro, áudio, vídeo) e quem faz o preço. Você pode dar o desconto que quiser na hora que quiser.

Como é você quem produz o infoproduto, a sua margem de lucro é maior e não só por isso. Como o produto é digital, não há custo de distribuição, as pessoas apenas acessam e baixam o material da internet, seja onde estiverem.

Sendo assim, não há limite quanto ao número de pessoas que podem comprar o seu material, e nem depende da sua presença para ser vendido (já que é um produto digital), só depende do seu desempenho em produzir algo que possa gerar valor para as pessoas e conhecimento em marketing digital para promover o infoproduto.

Desvantagens: Como o produto é seu, você é o responsável por dar o suporte e lidar com o cliente. Dificuldades são comuns. Você também é o responsável pela entrega ou acesso ao infoproduto (seja por download ou acesso à área de membros), assim como pelo resultado do produto.

Você precisa garantir que o material gere a satisfação no usuário. Dessa forma, é preciso ter dedicação e responsabilidade e você tem que realmente dominar o que está fazendo.

 

3) Programas de Afiliados

afiliados

Um afiliado é como se fosse um representante de vendas, ou seja, você promove um produto que outra pessoa produziu (seja físico ou digital) e em troca, ganha uma comissão (que varia bastante, de acordo com o tipo de produto).

Escolha produtos que estejam relacionados com o seu nicho de atuação e público alvo. Se você tem um blog de moda, promover um curso de coreano não irá gerar muito resultado. Há diversos Programas de Afiliados, como Hotmart, Lomadee e Eduzz (este é voltado para cursos online).

No meu blog pessoal eu uso a plataforma Lomadee, que pertence ao Buscapé Company. É um sistema prático, fácil de implementar e que tem um retorno considerável.

Vantagens e desvantagens

Vantagens: como afiliado, você não precisa criar um produto do zero, pois você fará apenas uma indicação. Também não tem que fazer pesquisa de mercado, pensar nas exceções e aprender a utilizar várias ferramentas para entregar o material e dar suporte. Sendo assim, é rápido de negociar e mais fácil de trabalhar, já que você não terá de investir tempo e esforço para produzir o produto.

Desvantagens: Como afiliado, você não define o tempo que o produto vai ficar disponível, e nem pode dar desconto. Também é preciso tomar cuidado com fraudes: só promova um produto de quem você confia. Se o infoprodutor não faz a entrega como prometido, isso gera uma experiência negativa na sua audiência. Se você indica uma furada, você é uma furada! Então é preciso tomar cuidado.

 

4) Consultoria

consultoria

Dependendo do grau do seu conhecimento em determinada área e da autoridade que você gerou entre a sua audiência, é possível prestar serviços como consultor. Você também pode criar um grupo secreto no Facebook – uma área de membros – onde você compartilha conhecimentos de alto valor exclusivos para esse grupo. Há muitas blogueiras que prestam consultoria para bloggers iniciantes e cobram por hora de atendimento.

Vantagens e desvantagens

Vantagens:  O preço cobrado em uma consultoria, por exemplo, costuma ser mais alto do que quando se vende um produto, afinal você irá despender o seu tempo, estando ali presente (seja online ou presencialmente) que é raro e valioso.

Desvantagens: Prestar serviços é mais fácil do que produzir um produto, mas em compensação toma boa parte do seu tempo e não é escalável, ou seja,  é uma consultoria para uma ou um grupo de pessoas, enquanto que um produto digital pode ser vendido até para milhares de pessoas – e detalhe, o produto está ali na internet, as pessoas podem comprar a qualquer hora, não depende da sua presença para ser vendido, como na consultoria.

Outras desvantagens: Trabalhando diretamente com pessoas, existe a possibilidade de você se deparar com clientes chatos ou aqueles que são inadimplentes, que enrolam para pagar. É claro que você pode dizer não à clientes chatos e cobrar antecipado para evitar a inadimplência. De qualquer forma, é necessário ter comprometimento e responsabilidade com os seus clientes.

 

5) Publiposts

blogueiro escrevendo

A outra forma de ganhar dinheiro é fazer postagens pagas e reviews de produtos, onde você produzirá um texto ou gravará um vídeo dando a sua opinião sobre determinado produto.  Ou seja,  você será pago para promover um produto. Esse tipo de postagem pode ser feita tanto em seu blog como nas suas redes sociais.

 

Vantagens:  Geralmente é uma empresa que entra em contato com o blogueiro (é claro que para isso acontecer, o blog tem que ter uma boa audiência e  exercer certa influência nos seus seguidores) e fornece os produtos gratuitamente para testar e fazer a postagem no blog.

 

Desvantagens: no caso do review do produto, você já deve ser referência ou autoridade no assunto, com uma certa audiência já formada, para que a empresa se disponha a pagar, afinal é um investimento em publicidade.

É extremamente aconselhável (eu diria imprescindível) que você seja honesto sobre a resenha, ou seja, só fale sobre aquele produto se você realmente acredita que adquiri-lo é um bom negócio. Se fizer só por dinheiro e não se preocupar com a experiência das pessoas, você queimará o seu filme e perderá a credibilidade do seu público.

Pronto para começar a monetizar o seu blog?

dinheiro

Agora que você já conhece algumas maneiras de monetizar o seu blog é só escolher qual combina mais com o seu tipo de blog e por a mão na massa. Para começar eu indico o Adsense e o Lomadee.

Trabalhe um bom marketing de conteúdo. Tenha postagens otimizadas para os mecanismos de busca e não se esqueça de apresentar bem o seu conteúdo num layout interessante.

Espero que tenham gostado dessas cinco dicas para monetizar o seu blog. Ficou com alguma dúvida? Deixe um recadinho para mim aqui nos comentários ou entre em contato pelo formulário de contato.

 

 

 

8 Comments

  • Reply isabelborgert novembro 25, 2016 at 8:36 pm

    Dani
    Achei excelente seu post, muito bem detalhado, o meu esta sendo monetizado, mas tem partes que eu não conhecia e foi bom saber.
    Não sou muito afim de colocar muito anuncio pra não poluir muito a pagina, não gosto de entrar em sites que quando a gente entra fica pulando anúncios na nossa cara, mas enfim cada um faz o que gosta..
    Parabéns pelas excelentes dicas que nos dá.
    Bjs bom fim de semana,

    • Reply Daniele Leite novembro 25, 2016 at 8:39 pm

      Sei bem como é isso Isabel. Quando eu usava o Boo-Box acessei o meu blog sem estar logada e tomei um susto, apareceu uma propaganda que tomou praticamente a tela inteira, para o tipo de conteúdo que produzo não era nada conveniente, por isso deixei de usar. Prefiro o Adsense que é arrumadinho e nós temos a escolha de decidir onde colocar os anúncios e quantos anúncios serão veiculados.
      Bjs, querida e um excelente final de semana.

  • Reply Andreia Paula novembro 28, 2016 at 4:15 pm

    Gostei do post, mas assim como a Isabel diz, não gosto de colocar muitos anúncios no blog, acho que espanta leitores. Tudo no limite, mas da pra escolher uma dessas opções e usar. Também prefiro o Adsense Daniele.

    http://www.andreiapaula.com.br/

    • Reply Daniele Leite novembro 28, 2016 at 7:57 pm

      O Adense limita o número de anúncio a três por página, o que é aceitável. Realmente muito anúncio poluem muito o visual do blog e atrapalham o mais importante, que é a leitura! Como você mesma disse ‘tudo no limite’.

  • Reply Emanuelly Suhett dezembro 6, 2016 at 6:11 pm

    Puxa, quantas dicas valiosas! Adorei, obrigada por compartilhar.
    Um beijo.

    http://www.esteticando-se.com

    • Reply Daniele Leite dezembro 6, 2016 at 6:59 pm

      Fico feliz que tenha gostado Emanuelle. Obrigada pela visita! Beijo!

  • Reply micileide Abril 17, 2017 at 9:58 am

    olá Daniele! em primeiro lugar parabéns pelo artigo tão completo sobre esse assunto.é a primeiro vez que estou visitando seu blog e adorei saber que você também é aqui do Ceara.

    • Reply Daniele Leite Abril 19, 2017 at 11:45 am

      Obrigada Micileide!! Volte sempre!! Abraço!

    Deixe seu comentário!